ARTES MARCIAIS

Paraense conquista no Japão o ouro no Mundial de Karatê Shotokan

Saiba mais sobre a vitória histórica do atleta paraense de karatê, Arthur Nogueira Castilho, no Campeonato Mundial da JKA.

Por intermédio da Seel, Governo apoiou nove atletas na competição, no custeio de passagens aéreas, hospedagem e alimentação. Três subiram ao pódio.
Por intermédio da Seel, Governo apoiou nove atletas na competição, no custeio de passagens aéreas, hospedagem e alimentação. Três subiram ao pódio.

Uma conquista para ficar na história do atleta paraense faixa preta de karatê Arthur Nogueira Castilho, 16 anos, que conquistou o Campeonato Mundial da Japan Karate Association (JKA), tornando-se o primeiro brasileiro a vencer a competição internacional. Ele participou, entre os dias 25 e 27 de outubro, das disputas na categoria Kumite, de 16 a 18 anos, vencendo sete lutas. Na luta final, o paraense venceu um atleta japonês.

Além de Arthur Castilho, o Pará subiu ao pódio na categoria para 14 anos, com o faixa preta Leonardo Nogueira, que conquistou a medalha de prata, e com Victor Braga Marinho da Rocha, categoria Adulto, de 22 a 50 anos, que ficou com a medalha de bronze. Todos os medalhistas contaram com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretária de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Festa na chegada em carro do Corpo de Bombeiros

Leonardo de Brito Nogueira e outros atletas apoiados pela Seel desembarcaram na capital paraense no último sábado (02), e foram recebidos no Aeroporto de Belém com festa. Os atletas seguiram em carro do Corpo de Bombeiros até a Academia Machida, no bairro de Nazaré, aonde foram homenageados por familiares e amigos.

Segundo Leonardo Nogueira, “essa medalha é a realização de toda a minha vida como karateca. Sempre que a pessoa entra no esporte é para ser melhor do mundo. Fui para fazer história; já fui com o pensamento de ganhar. O apoio do Governo foi fundamental para a realização deste sonho”.

Apoio – O Governo do Pará, via Seel, apoiou nove atletas na competição internacional, no custeio de passagens aéreas, hospedagem e alimentação.

Para o proprietário da Academia, Takê Machida, o apoio do Estado foi essencial para a viagem da delegação paraense ao Japão. “Se não fosse o apoio do Governo, eles não teriam chances de ir; talvez fosse um terço dos atletas. A Seel foi fundamental neste processo e nesta conquista inédita para o Estado, e para o País”, afirmou Takê Machida.

Pódio paraense no Mundial de Karatê no Japão

  • 1º lugar – Arthur Castilho
  • 2 lugar – Leonardo Nogueira
  • 3º lugar – Victor da Rocha (por equipe)