Uma nova etapa da construção do viaduto da Alça Viária com a BR-316 será realizada pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) entre os dias 4 e 9 de novembro. Durante esse período, serão içadas 12 vigas de sustentação do tabuleiro, a pista onde os veículos trafegarão. Para a execução desse serviço, que envolve máquinas e vigas de 50 toneladas, parte da rodovia será interditada e desvios temporários serão implementados no km 10, em Marituba.
A engenheira Emanuelle Furtado, fiscal do NGTM na obra, explicou: “Subimos nove pilares, as travessas que conectam esses pilares e agora vamos colocar as vigas para sustentação do tabuleiro do viaduto. Essas vigas, feitas de concreto armado e protendidas, medem 30 metros de comprimento e pesam 50 toneladas cada.”
As vigas serão içadas uma a uma por um guindaste e ficarão posicionadas sobre a BR-316. O NGTM montou uma operação para garantir a segurança e a fluidez do tráfego na principal via de entrada e saída da capital paraense. Confira a programação:
Dias 4, 5 e 6 de novembro:
- O içamento das vigas será no sentido entrada de Belém. Todas as três faixas e a faixa de concreto desse lado da rodovia estarão fechadas. Os motoristas que precisam entrar em Belém devem acessar o desvio pela pista contramão, usando a faixa expressa e uma faixa de asfalto. A saída de Belém será feita pelas duas faixas de asfalto próximas à calçada.
Dias 7, 8 e 9 de novembro:
- O içamento ocorrerá no sentido saída de Belém, com a mesma configuração de fechamento das faixas. Aqueles que precisam sair de Belém devem seguir o desvio pela pista contramão, na faixa expressa e em uma faixa de asfalto. A entrada na cidade será feita pelas duas faixas de asfalto próximas à calçada.
Durante todo o processo, as entradas e saídas da Alça Viária permanecerão liberadas. Leila Martins, diretora geral do NGTM, destacou: “Estamos avançando com a construção do viaduto Alça Viária, que será o primeiro dos cinco viadutos que estamos construindo a ser entregue. O içamento das vigas é um marco importante para a finalização desta obra, que beneficiará milhares de pessoas com mais mobilidade e qualidade de vida na região metropolitana de Belém.”
O viaduto garantirá acesso para cruzar a BR-316 em ambos os sentidos, permitindo que quem sai de Marituba acesse a Alça Viária, e vice-versa, sem a necessidade de retorno. Atualmente, cerca de 130 operários estão empenhados na obra, que deve ser concluída antes do prazo contratual de março de 2025.
Além do viaduto da Alça Viária, o governo do Estado está construindo outros quatro viadutos para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém, localizados nas avenidas Mário Covas, Independência, e João Paulo II.
Fonte: Agência Pará