G20

Divulgados horários das principais atividades da Cúpula Social do G20

Cúpula é destinada a ouvir as vozes, colher as sugestões dos cidadãos e cidadãs das 19 economias mais potentes mais a União Europeia e a União Africana.

Divulgados horários das principais atividades da Cúpula Social do G20 Divulgados horários das principais atividades da Cúpula Social do G20 Divulgados horários das principais atividades da Cúpula Social do G20 Divulgados horários das principais atividades da Cúpula Social do G20
Durante os três dias haverá atividades organizadas pelas entidades da sociedade civil, debates, uma grande plenária para a aclamação do texto final, feira e shows
Durante os três dias haverá atividades organizadas pelas entidades da sociedade civil, debates, uma grande plenária para a aclamação do texto final, feira e shows

Pela primeira vez na história da Cúpula de Líderes do G20, teremos uma Cúpula Social, um espaço dedicado a ouvir as vozes e sugestões dos cidadãos e cidadãs das 19 economias mais poderosas do mundo, além da União Europeia e da União Africana. Idealizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, essa iniciativa foi proposta no momento em que o Brasil assumiu a presidência do Grupo. O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, foi designado para coordenar o G20 Social.

Desde então, centenas de reuniões com grupos de engajamento e entidades da sociedade civil foram realizadas, tanto no Brasil quanto nos países membros do G20. Todas as sugestões colhidas nesses encontros foram sistematizadas e estão disponíveis na plataforma Brasil Participativo, onde cidadãos brasileiros e estrangeiros puderam contribuir. O ponto alto deste processo participativo ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 14, 15 e 16 de novembro, entre a Praça Mauá e o Boulevard Olímpico.

Programação da Cúpula Social

Durante os três dias, ocorrerão atividades autogestionadas, organizadas por entidades da sociedade civil, além de debates sobre três eixos temáticos prioritários:

  1. Combate à Fome, à Pobreza e às Desigualdades
  2. Mudanças Climáticas e Transição Energética Justa
  3. Nova Governança Global

Uma grande plenária será realizada para a aclamação do texto final, com cerca de 180 bancas integrando uma feira que oferecerá alimentos, publicações, serviços e artesanato. O Festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza também trará shows de grandes artistas brasileiros nas três noites do evento.

Detalhes da programação

Dia 14 de novembro de 2024

  • 09h às 18h – Atividades Autogestionadas
  • 14h – Abertura do Evento

Dia 15 de novembro de 2024

  • 09h às 12h – Plenárias Temáticas (Espaço Kobra)
    • Combate à Fome e às Desigualdades
    • Mudanças Climáticas e Transição Justa
    • Reforma da Governança Global
  • 14h às 18h – Atividades Autogestionadas

Dia 16 de novembro de 2024

Fonte: Agência.Gov