NA WEB

Mostra virtual traz exposições do Diário Contemporâneo para a internet

Descubra a incrível exposição virtual da 13ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, com obras de 50 artistas de todo o Brasil.

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia apresentou ao público a versão virtual de sua 13ª edição, que foi realizada nos museus Casa das Onze Janelas, Galeria Fidanza, Museu da UFPA e Associação FotoAtiva, em Belém (PA).
O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia apresentou ao público a versão virtual de sua 13ª edição, que foi realizada nos museus Casa das Onze Janelas, Galeria Fidanza, Museu da UFPA e Associação FotoAtiva, em Belém (PA).

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia apresentou ao público a versão virtual de sua 13ª edição, que foi realizada nos museus Casa das Onze Janelas, Galeria Fidanza, Museu da UFPA e Associação FotoAtiva, em Belém (PA). A edição, cujo eixo central é a exposição “Todo corpo em deslocamento tem trajetória”, com curadoria de Lívia Aquino, envolve, ao todo 50, artistas de todo o Brasil e tem a participação especial da artista guatemalteca Regina José Galindo. A mostra virtual faz um percurso em todos os espaços expositivos, incluindo áreas externas em que obras dialogam com a paisagem.

A linha curatorial proposta por Lívia Aquino partiu do texto “Trabalho de Vida”, da artista e estudante carioca Matheusa Passareli, pessoa negra e não binária. Aquino pinçou a frase que define a temática desta edição. No relato íntimo de Matheusa, o corpo é olhado a partir das suas possibilidades, distâncias, atravessamentos e relações. Lívia Aquino explica que o resultado da mostra, constituída de convidados e selecionados por edital, refletiu as “representações diversas em torno do corpo como um território pessoal, de experiências íntimas alinhadas ou confrontadas com a experiência social e política”.

A Mostra Virtual da 13ª edição também conta com as exposições “À escuta”, também curada por Lívia Aquino, como resultado de residência artística, e “In Natura / In Vitro”, com curadoria de Nelson Sanjad e Mariano Klautau Filho, curador geral do Diário Contemporâneo.

O Museu da UFPA acolheu “In Natura / In Vitro”, uma mostra especial que discutiu as relações entre corpo, natureza, arte e ciência, colocando em diálogo os trabalhos fotográficos do botânico suíço Jacques Huber, que atuou no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, de 1895 até o final de sua vida, e obras contemporâneas dos artistas convidados. Os links das mostras estão no site do projeto dcf.dol.com.br, com acessibilidade em audiodescrição.

Mariano Klautau Filho/ESPECIAL PARA O VOCÊ

* Mariano Klautau Filho é artista, pesquisador em arte e fotografia, curador independente e professor na Universidade da Amazônia. PhD em Artes Visuais na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP. Curador do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, Belém, desde 2010.

ACESSE

13º Diário Contemporâneo exibe Mostra Virtual

Exposição virtual com acessibilidade em audiodescrição

Onde: disponível no site dcf.dol.com.br

Quanto: Gratuito

Informações: [email protected]