Entretenimento

Festival de Violão Sebastião Tapajós anuncia finalistas

Foto: Instituto Sebastião Tapajós/divulgação
Foto: Instituto Sebastião Tapajós/divulgação

 

Com uma live transmitida direto do Teatro Vitória, em Santarém, foram anunciados os 12 finalistas do 1º Festival de Violão Sebastião Tapajós. A noite, que começou cheia de emoção, com depoimentos de amigos e familiares do violonista que dá nome ao projeto, e com os vídeos de apresentação dos finalistas, terminou já com o anúncio de seus quatro vencedores: dois na categoria “sênior” e dois na categoria “jovens violonistas”. Ao todo, foram 165 inscritos no festival.

Foram vencedores na primeira categoria, Fernando Santos, de Niterói (RJ), e Paulo Renato, de Araçatuba (SP). Entre os jovens, venceram Leonardo Araujo Alves e Natanael Carvalho, ambos de Belo Horizonte (MG). Todos os finalistas participaram da premiação por meio de videoconferência e os premiados fizeram discursos emocionados após o anúncio.

“Conseguir esse prêmio, na primeira edição do Festival, vai ficar na alma, porque eu acompanho o Sebastião desde o disco ao vivo, ‘Violões’, de 1979, com Paulinho Nogueira, Rafael Rabelo e todos os nomes importantes do violão brasileiro. Depois, o ‘Arte da Guitarra’, que ele gravou com a Jane Duboc. Todos discos que foram de grande influência na minha carreira”, comentou Paulo Renato, que é bacharel em violão e atualmente dá aulas no projeto Guri, em São Paulo.

Os jovens premiados também mostraram-se surpresos. Leonardo é bacharel em música e violão pela UFMG e atua como solista e camerista. Natanael começou a estudar violão ainda em 2021, por conta própria, quando descobriu o universo do violão solo, e disse que mal podia acreditar na vitória: “Coloquei todo meu coração nisso, muitas horas, muita esperança. É muito gratificante. Eu não conhecia o legado do Sebastião, minha trajetória é muito recente, ainda estou conhecendo os grandes, e conheci o Sebastião através do festival, então, ele está cumprindo seu papel de compartilhar a obra do Sebastião”.

O evento organizado pelo Instituto Sebastião Tapajós promove, além da premiação em dinheiro, a apresentação dos vencedores em Santarém, no oeste do Pará, tocando músicas de autoria de Sebastião Tapajós, nos dias 17 e 18 de março. O Festival será transmitido ao vivo por plataformas digitais e redes sociais.

Além disso, muitas novidades levando o nome do violonista ainda devem vir à tona este ano. Presente no Teatro Vitória, o pianista Andreson Dourado, que foi companheiro de jornada de Sebastião Tapajós em vários shows no Brasil e no exterior, contou que há pouco tempo foi à Brasília gravar músicas inéditas do violonista para o disco “Piano Solo”. “A gente já terminou, está em processo de finalização desse disco. E está muito bonito, foi uma coisa iluminada, coisas que estavam no gravadorzinho dele”, revelou.

Tânia Macião, viúva de Sebastião, que acompanha tudo que tem sido realizado pelo Instituto, também esteve presente e elogiou as iniciativas. Ela se emocionou ao ver a participação dos violonistas e lembrou o marido. “Ele próprio se definia assim: ‘eu sou o rio Tapajós’. E acredito que ele fosse realmente, porque o que ele transbordou de melodias, e o que transbordou na minha vida e dos nossos filhos de felicidade. Sebastião é realmente um rio, e um rio tão lindo é o Tapajós. Então eu também defino assim Sebastião”.