A valorização do jornalismo voltado para a Amazônia ganhou destaque através do concurso Prêmio Ampla de Jornalismo, em sua primeira edição, que tem como tema “Desenvolvimento Regional Amazônico – práticas e soluções”. Nesta quarta-feira (30), o Grupo RBA recebeu a visita do advogado e cofundador da organização Ampla – Amazônia, Plataforma e Lideranças –, Eduardo Brasil, que entregou o convite para a premiação ao presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno, e ao diretor comercial, Nilton Lobato.
O concurso reuniu mais de 100 inscrições de profissionais de comunicação de todo o Brasil, divididas nas categorias nacional, regional e digital. O Diário Online (DOL), que faz parte do Grupo RBA de Comunicação, está entre os vencedores do prêmio. O resultado foi divulgado na última terça-feira (15) e premiou a matéria “O bionegócio de açaí que leva água potável à comunidade”, que ficou em segundo lugar na categoria digital. A entrega do prêmio será no dia 7 de novembro, em Belém.
Segundo Eduardo Brasil, a Amazônia possui cerca de 1 milhão de CNPJs e é polo de negócios pujantes, com potencial para crescer ainda mais; para fomentar esse desenvolvimento, a Ampla tem o foco na tríplice faceta: social, econômico e sustentável. “Tivemos a participação de jornalistas expoentes, tanto aqui da região Norte e também de nível nacional. A Amazônia está em voga, é um grande momento para isso, nós teremos a COP-30, que é uma grande oportunidade para a Amazônia e para o Estado do Pará em desenvolvimento”, explica. “Hoje é um momento muito importante, de estar em um veículo de comunicação que não é só local, mas transcende as fronteiras, que é a RBA, e que desde o primeiro momento apoiou o projeto, para além de mídia, com o apoio de ideias”, acrescentou.
O reconhecimento da dedicação dos profissionais do Grupo RBA, especialmente do DOL, um dos vencedores, foi enfatizado por Camilo Centeno, presidente do Grupo RBA. “O DOL tem ultrapassado as fronteiras do Pará, tornando-se o maior portal da região Norte e abordando temas como a COP, sustentabilidade e bioeconomia; não só apresentando os problemas, mas também mostrando as soluções”, frisou. “É motivo de alegria e grande incentivo não só a empresa, mas principalmente aos profissionais do grupo todo. A gente fica feliz e incentiva que iniciativas como a da Ampla continuem com ideias e atitudes como essa”, finalizou.
A cerimônia de premiação do I Prêmio Ampla de Jornalismo está marcada para 7 de novembro, às 19h no restaurante Mangal das Garças, em Belém.