Com a eleição de Igor Normando ontem, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) volta a eleger um prefeito em Belém depois de quase 40 anos. O último emedebista eleito na capital foi Fernando Coutinho Jorge em 1986.
“Hoje (ontem) a maioria da nossa população decidiu pela mudança com qualidade e capacidade de gestão para enfrentar os desafios que a nossa cidade possui, com muitas parcerias com o governo do Estado, o governo federal e o Ministério as Cidades”, disse o candidato vitorioso que comemorou a vitória com uma grande festa na Aldeia Cabana e a participação de milhares de correligionários e eleitores, e vários representantes da classe política municipal e estadual.
O candidato do MDB Normando teve 421.485 mil votos (56,36%), quase 95 mil votos a mais do que seu opositor, Éder Mauro (PL), que teve 326.411 mil votos (43,64%). Normando destacou que sua chapa vitoriosa formou uma frente ampla que construiu uma campanha limpa, propositiva e que fez com que as pessoas voltassem às ruas e voltassem a debater política. Ele recordou que, junto com o candidato a vice-prefeito Cássio Andrade (PSB), percorreu todos os bairros de Belém.
“A partir de primeiro de janeiro vamos construir juntos uma grande administração para nossa cidade. Meu muito obrigado a todos aqueles que nos confiaram seu voto. Faremos com que Belém volte a ser a capital da Amazônia para o Brasil e para o mundo!”, garantiu Igor, agradecendo à sua família, aos vereadores que lhe apoiaram e ao governador Helder e ao presidente do MDB no Pará e Ministro das Cidades, Jader Filho.
O prefeito eleito disse que sua prioridade ao assumir será priorizar a manutenção da cidade, recolhendo o lixo em dia, tapando as vias esburacadas e melhorando o transporte público,
“Paralelamente a cuidar do dia a dia da cidade, vamos acelerar as obras que estão sendo feitas visando a COP 30 em Belém para que possamos entregá-las todas prontas ates de novembro do ano que vem, deixando um legado real para a nossa cidade, gerando emprego e renda e criando novas matrizes econômicas para nossa cidade nas áreas do turismo, bioeconomia e em outras. Com as administrações do MDB em Belém e no Pará nossa cidade sem dúvida voltará a ser a capital da Amazônia”, antecipa.
MDB
Jader Filho comemorou a vitória de Igor Normando em Belém e de José Maria Tapajós em Santarém e lembrou que o MDB saiu da eleição municipal com 85 dos 144 municípios paraenses, resultado do reconhecimento do povo paraense ao trabalho desenvolvido pela legenda a nível estadual e federal.
141 prefeitos estão no campo político do Governo
Helder Barbalho agradeceu a toda sociedade paraense por ter acreditado e confiado no projeto político que encabeça. “O saldo desta eleição municipal é extremamente positivo: dos 144 prefeitos paraenses, 141 estão diretamente ligados ao nosso campo político, fato inédito na política deste Estado até então”, destacou Helder, agradecendo a Jader filho pela liderança e construção do projeto nos últimos anos e que resultou na sua eleição, reeleição e na eleição da maioria das absoluta das prefeituras ligadas ao MDB e ao seu arco de alianças.
O governador desejou sorte a Igor Normando e disse que seu grande desafio será fazer com que o morador da capital volte a ter orgulho de sua cidade e de viver em Belém. E essa confiança, diz Helder, só será possível através da parceria da Prefeitura de Belém com os governos estadual e federal para transformar a vida das pessoas.
Helder agradeceu também a todos os partidos que compõem seu arco de alianças e aos que se juntaram à campanha de Igor Normando no segundo turno, a despeito de todas as diferenças conceituais e ideológicas. “Quero aqui também agradecer ao povo de Santarém que elegeu o nosso companheiro José Maria Tapajós prefeito da cidade com uma extraordinária vitória. Vamos desenvolver ainda mais a nossa Pérola do Tapajós”, assegura.