NOVIDADE

Meta AI do WhatsApp: como ativar e usar a nova ferramenta

Conheça a Meta AI: a nova inteligência artificial no WhatsApp. Veja como ativá-la e descubra como ela pode facilitar sua vida com comandos.

A Meta AI, a inteligência artificial (IA) da Meta chegou ao WhatsApp no Brasil nas últimas semanas.
A Meta AI, a inteligência artificial (IA) da Meta chegou ao WhatsApp no Brasil nas últimas semanas.

A Meta AI, a inteligência artificial (IA) da Meta chegou ao WhatsApp no Brasil nas últimas semanas. Para ativar a ferramenta, basta clicar no canto inferior da tela. Com ela, é possível realizar comandos, solicitar recomendações ou fazer pesquisas. Veja como funciona e alguns exemplos de uso do novo recurso:

O que é e como funciona o Meta AI no WhatsApp?

A Meta AI é uma assistente de inteligência artificial (IA) que chega para competir com o chatbot mais usado no mundo, o ChatGPT. Com uma funcionalidade parecida, o robô da Meta aparece como uma nova aba de conversa, em todas as redes, em que o usuário poderá fazer perguntas, criar imagens ou pedir que tarefas sejam realizadas. Essa IA também estará presente no feed do Facebook, como um botão adicional.

*Como ativar a Meta AI no WhatsApp?

O sistema é baseado em um modelo de linguagem desenvolvido pela empresa chamado Llama (Large Language Model Meta AI, em inglês). A tecnologia de aprendizado profundo de máquina, treinada com grandes volumes de dados, funciona como o “cérebro” por trás da IA. Veja como interagir com o robô:

Para “ativar” a inteligência artificial basta clicar na bolinha que aparece no canto inferior da tela. Logo um chat diretamente com robô aparecerá e será possível fazer perguntas, pedir recomendações ou realizar pesquisas na própria conversa.

Para trazer o recurso para uma conversa com outros usuários, até mesmo para grupos com amigos, só é preciso digitar “@Meta AI” e fazer as perguntas ao robô.

A Meta AI também tem o recurso de geração e edição de imagens, que pode ser acionado com um comando (o usuário precisa escrever “imagine”).

Também há a possibilidade de usar a IA na barra de pesquisa de contatos. A tecnologia permite procurar além de contatos e buscar por informações sem mesmo sair do aplicativo, como uma espécie de navegador.

*Exemplos de uso da ferramenta

A Meta AI pode ser utilizada para uma série de tarefas no dia a dia, desde algumas mais simples até outras mais complexas. A própria empresa cita em seu blog alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas pela ferramenta.

“Planejando uma noite com amigos? Peça à Meta AI para recomendar restaurantes com ótimas vistas e opções veganas para você e seus amigos considerarem”, diz a empresa. No caso de organizar uma viagem de fim de semana, outra opção possível é pedir ao robô para oferecer ideias de lugares para conhecer ao longo do caminho. Veja outros exemplos de uso:

“Crie uma lista com recomendações de restaurantes com opções veganas para mim e para os meus amigos”

“Estou me preparando para uma prova. Crie um teste de múltipla escolha”

“Vou me mudar para seu primeiro apartamento. ‘Imagine’ uma estética de decoração para que eu possa criar um painel de referências com imagens geradas por IA para se inspirar em suas compras de móveis”

“Planeje uma noite de jogos com os amigos”

Outra tarefa que pode ser desempenhada pelo robô e já foi sugerida pela Meta é a de aprendizado básico de instrumentos musicais. No blog, a empresa mostra que o usuário pode solicitar à Meta AI para ensiná-lo a segurar um violão, por exemplo. Em poucos segundos, a ferramenta oferece um passo a passo.

*Não gostei. Como desativar o Meta AI do WhatsApp?

De acordo com a empresa, o uso da Meta AI é opcional, mas o usuário não pode desativá-la. No entanto, é possível reduzir a interação.

Ainda neste mês, o CEO e fundador da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que vai incluir o Brasil em mais uma expansão da Meta AI. Inicialmente, o robô estava previsto para começar a operar em julho no Brasil, mas o cronograma foi alterado após a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) levantar preocupações sobre a utilização de informações públicas dos usuários para o treinamento das IAs da Meta.