Pryscila Soares
O mais completo e atualizado panorama de informações sobre o estado do Pará será lançado e disponibilizado ao público em geral a partir do próximo mês. Trata-se da 13ª edição do Anuário do Pará 2022/2023, um projeto idealizado há mais de uma década. A publicação foi dividida em nove capítulos, sendo composta por quase mil páginas, englobando áreas como infraestrutura, economia, educação, saúde, cultura, política, rede de proteção social e meio ambiente.
Com uma linguagem acessível, todo esse compilado de informações poderá ser consultado pelos leitores por meio de reportagens especiais e diversos recursos infográficos como, tabelas, mapas, quadros e fotografias. O tema escolhido para esta edição foi “O Pará de muitas linguagens” e enfatiza a grandiosidade desse estado continental, que possui inúmeros sotaques e expressões típicas desta região do país e suas diferentes microrregiões.
Para se ter ideia, aqui são faladas pelo menos 34 línguas indígenas, num estado que é conhecido pela rica literatura e por diversos estudos de linguagem. Ou seja, o tema trata sobre a diversidade de linguagens que o povo paraense possui, com matérias especiais sobre verbetes exclusivos, as línguas indígenas, as expressões religiosas, os escritores paraenses, além da tradição cultural.
Editor geral da publicação, o jornalista Fábio Nóvoa ressalta que o Anuário é uma rica e diversa fonte de informações acerca do Pará e do povo paraense. “A 13ª edição do Anuário tem ainda o conteúdo editorial completo que a publicação possui, o que a torna uma referência para o mercado editorial e educacional do Estado”, diz.
Nóvoa explica ainda que o Anuário também reúne informações detalhadas sobre cada município paraense, incluindo a capital. “Anualmente, fazemos uma publicação completa sobre o Estado. E essas informações englobam dados gerais sobre os municípios como população, saneamento, geografia, política, programas sociais e outros. Também temos capítulos destinados a Belém e o Pará”, pontuou.
“Toda a distribuição do material, com capítulos e cores, é feita para facilitar a consulta e a publicação é ideal para estudantes e pesquisadores, além de leitores que gostam de referências sobre o Estado”, reforçou.
REFERÊNCIA
Para Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA, a publicação é reconhecida hoje como uma obra de referência existente no Pará. “O projeto Anuário do Pará, que chega a sua 13ª edição em 2023, é uma obra de referência. É um estudo completo com informações confiáveis e atualizadas sobre nosso estado. A ideia surgiu do nosso presidente do Grupo RBA e hoje Ministro das Cidades, Jader Filho, para suprir a falta de encontrar informações relevantes sobre o Pará em um único lugar. O Anuário é atualizado todos os anos e sempre surge mais conteúdo para acrescentar”, informou.
A edição traz ainda informações gerais sobre as estruturas organizacionais dos poderes legislativo, executivo e judiciário de todos os entes federativos, além de dados sobre a balança comercial, setores produtivos, empresas, assim como uma radiografia completa de todos os 144 municípios do Estado. “Como o exemplar já está com quase mil páginas, para não ficar muito pesado, resolvemos inserir em alguns temas, um conteúdo no site do DIÁRIO DO PARÁ”, acrescenta Lobato.
SERVIÇO
- Com o tema “O Pará de muitas linguagens”, a 13ª edição do Anuário do Pará 2022/2023 deve ser lançada em fevereiro .
- Em breve, os leitores serão informados por meio dos canais de comunicação do Grupo RBA sobre os locais em que os exemplares do Anuário estarão disponíveis para venda.