DIÁRIO/INSTITUTO ACERTAR

Igor tem 65% e Éder Mauro, 35%, no segundo turno em Belém

Igor Normando amplia vantagem sobre Éder Mauro no 2º turno das eleições segundo pesquisa do Instituto Acertar.

Às vésperas das eleições, o Instituto Acertar mostra que o candidato do MDB tem 65% dos votos válidos, enquanto que Éder Mauro tem 35%
Às vésperas das eleições, o Instituto Acertar mostra que o candidato do MDB tem 65% dos votos válidos, enquanto que Éder Mauro tem 35%

De acordo com pesquisa do Instituto Acertar divulgada neste sábado, 26 de outubro, o candidato Igor Normando, do MDB, ampliou para 30 pontos percentuais sua vantagem em relação a Éder Mauro, do PL, neste 2º turno de votação, marcado este domingo (27). Pelo levantamento, Normando tem 65% dos votos válidos, enquanto que seu opositor tem 35%. Foram ouvidos 1,2 mil eleitores entre os dias 22 e 25 deste mês, e o nível de confiança é de 95%.

Os votos válidos são aqueles conferidos a um candidato quando excluídos os votos brancos e nulos, e que são contabilizados para o resultado final da eleição pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento foi encomendado pelo DIÁRIO DO PARÁ e foi registrado junto ao TSE sob o número PA-08855/2024. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário espontâneo, que é quando os nomes dos candidatos não são citados, Igor tem 56% das intenções de voto (eram 52% na pesquisa anterior, divulgada em 19 de outubro) enquanto que Mauro tem 29% (eram 31% na pesquisa anterior). Brancos e nulos somam 6%, e não sabe/não respondeu, 9%.

Já na intenção de voto estimulado, que é quando são citados os nomes dos candidatos, Igor aparece com 59% (era 58% antes) com vantagem de 27 pontos sob Éder, que tem 32% (era 33%). Brancos e nulos somam 6%, e não sabe/não respondeu, 3%. Na comparação entre espontânea e estimulada, Igor Normando oscilou positivamente três pontos, enquanto que Éder Mauro perde dois pontos.

Em relação à decisão sobre o voto, 89% dos ouvidos dizem que com certeza não mudarão de ideia sobre votar em Normando, e 85% não mudarão de ideia sobre votar em Mauro.

REJEIÇÃO

Quando questionados sobre rejeição, ou seja, sobre qual candidato não receberia seu voto de jeito nenhum, 49% dos entrevistados apontam Éder Mauro, e 26% citam Igor Normando.