Com previsão de “casa cheia” na Arena Castelão, em Fortaleza, Ceará-CE e Paysandu fazem jogo decisivo, neste sábado, pela 34ª rodada da Série B do Brasileiro. As equipes entram em campo mirando objetivos diferentes na competição. Os donos da casa buscam os três pontos com os olhos voltados para o G4 do campeonato, enquanto que os visitantes tentam exterminar de vez o perigo de rebaixamento à Série C de 2025. Por conta desses ingredientes, a partida promete emoções aos torcedores.
O Ceará vem de uma derrota, fora de casa, diante do Santos-SP, líder da Segundona, por 1 a 0. Já o Paysandu bateu o Coritiba-PR, na Curuzu, por 2 a 1. A derrota na Vila Belmiro não chegou a acabar com as pretensões da equipe cearense de entrar no compartimento de cima da tabela. Já o Papão, com o triunfo sobre o Coxa, ganhou “gás” na luta contra o descenso. O Ceará é o 6º colocado na classificação, com 51 pontos. O Papão é o 13º, com 40 pontos.
Os donos da casa têm motivo de sobra para seguir sonhando com vaga no G4 e, por tabela, com o acesso à Série A. A diferença de pontos entre o Ceará e o Mirassol-SP, último colocado da zona de acesso, até o início da virada era de apenas cinco pontos. Para se aproximar ainda mais do grupo privilegiado, o time alvinegro, além de fazer o seu dever de casa, precisa torcer por tropeços do próprio Mirassol e do Vila Nova-GO, este na 5ª colocação, com 52 pontos.
Calculadora
De olho na calculadora, as equipes fazem suas contas projetando o futuro dentro do campeonato. O Ceará, após a queda diante do Peixe, teve suas chances de acesso diminuídas, mas não eliminadas. A equipe alvinegra, de acordo com o site Chance de Gol, reúne 21% de retorno à Série A, sem nenhuma possibilidade de rebaixamento. Já o Paysandu, entre os clubes ameaçados pelo fantasma da queda, é quem menos tem possibilidade de voltar a disputar a Terceirona; apenas 1,7%, segundo a mesma página na internet.
Mudanças no time
Com os titulares Matheus Trindade e Robinho suspensos, de cara já são duas alterações em relação ao grupo bicolor que iniciou o jogo passado. Luan Freitas e Juninho, tudo indica, devem recompor o meio de campo do time. Mas, a grande expectativa, está voltada para o setor de ataque. O técnico Márcio Fernandes não anunciou, mas deixou nas entrelinhas, na entrevista após o jogo contra o Coritiba, que deve deixar o atacante Nicolas de fora da formação que entra jogando. Ruan Ribeiro, que joga enfiado na área, como o ídolo da Fiel, é o mais cotado para atuar ao lado de Paulinho Boia e Borasi.
FICHA DO JOGO
- Ceará: Bruno Ferreira; Rafael Ramos, João Pedro, David Ricardo e Matheus Baia; De Lucca, Lourenço e Lucas Mugni; Aylon, Saulo Mineiro e Erick Pulga. Técnico: Léo Condé.
- Paysandu: Matheus Nogueira; Edilson, Wanderson, Lucas Maia e Bryan Borges; João Vieira, Luan Freitas e Juninho; Paulinho Boia, Ruan Ribeiro e Borasi. Técnico: Márcio Fernandes.
- Local: Arena Castelão (Fortaleza/CE). Horário: 17h. Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF). Assistentes: José Reinaldo Nascimento (DF) e Lucas Costa Modesto (DF). Transmissão: Premiere, Canal GOAT, Rádio Clube do Pará e diariodopara.com.br.