Berlim do Pará lança single clipe "Transborda"

Duo de Marisa e Fernando Feitosa estreia com single que traz elementos do rock e blues.

Berlim do Pará lança single clipe "Transborda"

A dupla Berlim do Pará, formada pelos músicos Marisa e Fernando Feitosa, lançou seu primeiro videoclipe nas plataformas digitais, “Transborda”, gravado na cidade de Berlim. A dupla se autointitula como uma “dupla internacional brasileira”. Afinal, une o Brasil, onde vive a cantora, e a Alemanha, onde mora o multi-instrumentista, compositor e produtor musical.

“Esse clipe é da primeira música que a gente compôs. Ela é um xodó nosso. Escolhemos ‘Transborda’ para ser nosso single de estreia. E como nosso trabalho ficou sério, decidi ir para Berlim para a gente produzir materiais presencialmente. Fiquei em Berlim dez dias e a gente teve a ideia desse clipe em menos de uma semana antes de eu chegar lá (risos)”, contou Marisa. A cantora vive atualmente em São Paulo, mas começou a carreira em Belém, ainda usando o sobrenome de família, Marisa Brito.

Por fim, ela juntamente com Fernando assumiram a direção, a arte, fotografia e todas as funções que demandam um videoclipe. “A gente decidiu assumir essa linguagem e se experimentar. Então, podia dar muito certo ou muito errado. E a gente amou! Entendemos que nossa parceria funciona também nessa frente”, avaliou a cantora.

Parceria de Marisa e Fernando Feitosa deu tão certo que saiu do virtual

A parceria surgiu há quatro anos, rendendo várias interações on-line. Mas no começo de 2024, a dupla se encontrou pessoalmente. Assim, as afinidades se fortaleceram. “Desde então nossas trocas sobre música, arte e sobre a vida se intensificaram muito. Eu gostava muito das criações dele. Adorava a linguagem que ele usava, a forma como produzia. Acho ele um talento! E esse ano entrei decidida a voltar a cantar. Mas até então a ideia era meu projeto solo”, conta Marisa.

Ela atuou por 11 anos como vocalista da banda A Euterpia. Posteriormente, vem desenvolvendo sua carreira solo com maestria, incluindo parcerias com artistas do cenário nacional. Assim como também atua como preparadora vocal e professora de canto.

No meio do caminho, bateu a vontade de compor novas canções com outras pessoas, e Marisa convidou cinco pessoas, sendo uma dessas o Fernando. Após um mês, os dois já tinham quatro músicas compostas. “Nos empolgamos e sentimos que esse trabalho não caberia ser solo meu nem dele. E que, por toda essa força que descobrimos juntos, apostar num projeto como dupla seria o certo a se fazer. E tem sido incrível”, destacou ela.

Duo rodou clipe em Berlim

Ao todo, o clipe conta com a participação de 18 atores. O vídeo, então, foi filmado num charmoso bar especializado em vinhos italianos, preferido entre os locais de Kreuzberg, em Berlim. O bairro é famoso pela sua identidade multicultural, assim como de resistência política. “A ideia foi trazer a sensação de tensão, reflexão, um pouco de angústia (talvez), uma reflexão sobre solitude e solidão. Mas queremos deixar em aberto para diferentes interpretações”, diz Marisa.

Eles optaram por uma linguagem mais lenta do que se espera para os dias atuais. “É para trazer essa sensação de tempo passando. Um tempo que precisamos para refletir sobre a vida, sobre as relações, e que não é o tempo louco e frenético das redes sociais”, pontuou Marisa. A sonoridade mistura elementos da música brasileira contemporânea com rock alternativo e pop experimental.

“É um rock mais arrastado, tem uma linguagem mais sensual, com elementos do blues. Tem um ar de sensualidade e mistério”, define a artista. “Esperamos, com o clipe, chegar em novas pessoas. Em breve teremos o lançamento da nossa segunda música. E ano que vem, o primeiro álbum. A ideia é, ano que vem, começar a fazer shows também”, finalizou Marisa.

Quem fez “Transborda”?