A Universidade do Estado do Pará inicia nesta sexta-feira, 25, as inscrições para o Processo Seletivo 2025 (Prosel) da instituição. O prazi vai até o dia 14 de novembro. As inscrições para os processos seletivos são feitas exclusivamente de forma on-line, pelo link https://prosel.uepa.br/, na datas indicadas. O valor da inscrição é de $100,00.
Haverá isenção para a candidatos que já concluíram, ou que estejam concluindo, o último ano do Ensino Médio em instituições públicas de ensino localizadas no Estado do Pará; pessoas com deficiência (PcD); servidores da Uepa ou seus dependentes legais e pessoas com hipossuficiência econômica e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, desde que cumpram as exigências definidas nos referidos editais.
Os interessados em participar das seleções da universidade precisam ter concluído ou estar concluindo o último ano do Ensino Médio. O Prosel 2025 é voltado para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2024. Já os Processos Seletivos Específicos para Letras-Libras e Música realizarão provas no dia 1º de dezembro.
Este ano, a Uepa oferta um total de 3.886 vagas, mais 94 vagas adicionais reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD), no Prosel 2025. As vagas estão distribuídas nos munícipios de Altamira, Ananindeua, Barcarena, Belém, Bragança, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Igarapé-Açú, Marabá, Moju, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Salvaterra, Santarém, São Miguel do Guamá e Tucuruí. O curso de Letras-Libras é ofertado em Belém e Marabá e o curso de Música tem vagas em Belém, Vigia e Santarém.
Cotas
A novidade dos processos seletivos deste ano é a adoção de Cotas Socioeconômicas (Cota Escola Pública e Cota Renda), Cota Étnico-Racial-Quilombola, Cota para Pessoas com Deficiência (PcD) e Reserva de Vagas Adicionais para Pessoas com Deficiência (PcD) para o ingresso nos cursos de graduação da Uepa.
O pró-reitor de graduação da Uepa, Ednalvo Apóstolo Campos, destaca que “o edital, para este ano, foi revisado e alterado em relação às cotas. Nós aprovamos a cota para quilombolas e indígenas e reserva de vaga adicional para as Pessoas com Deficiência (PcD), no âmbito do programa de ações afirmativas da Uepa”.
O pró-reitor também explica que os candidatos que estudaram em escolas públicas vão poder escolher entre concorrer às vagas independente da renda familiar ou às vagas destinadas para candidatos com renda menor ou igual a 1 salário-mínimo mensal per capita: “os alunos com renda baixa serão priorizados também dentro dessa cota”, reforça o responsável pelo certame. O resultado do Prosel 2025 ainda não tem data para divulgação.