CATRACA LIVRE

Belém terá passe livre nos ônibus no 2º turno das Eleições

A decisão atende a uma resolução do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2023, que estabelece a obrigatoriedade de transporte gratuito durante os pleitos eleitorais.

Belém terá passe livre nos ônibus no 2º turno das Eleições Belém terá passe livre nos ônibus no 2º turno das Eleições Belém terá passe livre nos ônibus no 2º turno das Eleições Belém terá passe livre nos ônibus no 2º turno das Eleições
A decisão atende a uma resolução do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2023, que estabelece a obrigatoriedade de transporte gratuito durante os pleitos eleitorais.
A decisão atende a uma resolução do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2023, que estabelece a obrigatoriedade de transporte gratuito durante os pleitos eleitorais. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Um Decreto Municipal divulgado pela Prefeitura de Belém garante a gratuidade no transporte público urbano durante o segundo turno das eleições, que ocorrerá neste domingo, 27 de outubro. A decisão atende a uma resolução do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2023, que estabelece a obrigatoriedade de transporte gratuito durante os pleitos eleitorais.

Os passageiros poderão acessar terminais, estações e paradas de ônibus entre 4h da manhã e 23h59 do domingo, com a liberação das catracas nas linhas municipais. Essa medida tem como objetivo facilitar o deslocamento dos eleitores e garantir a participação no processo eleitoral.

A operação dos ônibus será semelhante a de dias úteis. O objetivo é assegurar que todos tenham acesso às zonas eleitorais de Belém e distritos.

Para poder atender a esse fluxo de pessoas que se deslocarão às zonas e seções eleitorais de Belém e distritos, no domingo, a Semob determinou às empresas que mantenham a frota operando na mesma frequência dos demais dias úteis.

Decisão do STF

Se o Congresso não regulamentar a questão, a responsabilidade pela regulamentação ficará com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante as eleições anteriores, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, atendeu a um pedido para assegurar o transporte público gratuito nos dois turnos, decisão que foi posteriormente confirmada pelo plenário.