PROJEÇÕES

Paysandu faz as contas para garantir a permanência na Série B o quanto antes

Paysandu em busca da permanência na Série B. Saiba mais sobre as projeções e os desafios enfrentados pela equipe.

A virada sobre o Coritiba deixou o Papão confiante em se livrar de vez do risco de queda - Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
A virada sobre o Coritiba deixou o Papão confiante em se livrar de vez do risco de queda - Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A vitória, de virada, sobre o Coritiba, na última quarta, diminuiu ainda mais a possibilidade de queda do Paysandu à Série C do Brasileiro de 2025. Mas, o resultado, bastante comemorado, não eliminou de um todo a chance de rebaixamento da equipe, que ainda tem mais cinco partidas a cumprir. Duas delas serão em Belém e as três restantes como visitantes. São 15 pontos a disputar até a 38ª rodada.

Para ter 100% de garantia de permanência na Série B, o Papão teria, de acordo com as projeções do site Chance de Gol, de somar pelo menos mais 12 pontos dos 15 que tem a disputar. Mas os torcedores confiam na manutenção da equipe na divisão com apenas mais uma vitória e um empate. Mais quatro pontos asseguram ao time, ainda segundo o site, 97% de garantia de participação na Segundona do ano que vem.

Próximos adversários

Nas cinco últimas rodadas do campeonato, o Papão terá como adversários, equipes que ocupam o G4 e as partes intermediária e inferior da tabela. O Novorizontino-SP, por exemplo, é quem desfruta da melhor colocação entre os próximos adversários do Papão, ocupando a vice-liderança, com 57 pontos. O Vila Nova-GO, por sua vez, está bem perto do G4, na 5ª posição, com 52 pontos.

O Ceará-CE, adversário de amanhã, em Fortaleza, vem logo atrás do Vila, na 6ª posição, com 51 pontos. Teoricamente, os oponentes mais fracos, levando-se em conta as posições que ocupam na classificação, são o Brusque-SC, vice-lanterna, com 33 pontos, e a Ponte Preta-SP, 14ª com 38 pontos. Esta lutando, assim como o Paysandu, para evitar desabar para a parte mais baixa da tabela de pontuação.

Nos jogos de ida, ou seja, nas partidas disputadas contra os mesmo adversários em Belém, o Paysandu venceu o Ceará (2 a 1), a Ponte Preta (1 a 0) e perdeu para o Novorizontino (3 a 1). Em seu próximo desafio, o Papão terá pela frente o Ceará-CE, que vem de uma derrota (1 a 0) diante do Santos. Na partida, o time cearense chegou a merecer ao menos um empate. Um adversário, aparentemente, bastante difícil.

Os jogos que restam ao Papão

  • 26/10 – Ceará-CE x Paysandu – Arena Castelão – Fortaleza/CE
  • 04/11 – Ponte Preta-SP x Paysandu – Moisés Lucarelli – Campinas/SP
  • 15/11 – Paysandu x Brusque-SC – Curuzu – Belém/PA
  • 22/11 – Novorizontino-SP x Paysandu – Jorge de Biasi – Novo Horizonte/SP
  • 26/11 – Paysandu x Vila Nova-GO – Curuzu – Belém/PA