ELEIÇÕES 2024

Resultados do 2º turno no Pará devem ser divulgados até às 19h

Segundo turno das Eleições Municipais de 2024 em Belém e Santarém, Pará. Saiba mais sobre a votação e o número de eleitores aptos.

Tribunal Regional Eleitoral do Pará
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) alerta para a importância da justificativa dos eleitores que não votaram no pleito municipal de 2024 Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

No próximo domingo, 27 de outubro, as cidades de Belém e Santarém no Pará se preparam para um dia decisivo nas Eleições Municipais de 2024. Com um total de 1.302.577 eleitores aptos a votar, a expectativa é alta para a escolha dos prefeitos e vices.

Dados Importantes

Em Belém, 1.056.251 pessoas poderão participar da votação, enquanto em Santarém, 246.326 eleitores estão registrados. Vale lembrar que aqueles que não votaram no 1º Turno e não justificaram a ausência poderão votar normalmente agora.

Preparativos do TRE

Para garantir um processo eleitoral tranquilo, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) mobilizou 14.628 mesários, distribuídos entre os dois municípios: 11.292 em Belém e 3.336 em Santarém. Além disso, uma equipe de 87 profissionais de TI estará disponível para assegurar o funcionamento das urnas e a transmissão dos resultados, que devem ser divulgados às 18h em Belém e às 19h em Santarém.

Estatísticas de Abstenção

Em Belém, a abstenção no 1º Turno foi de 20,14%, com 212.737 eleitores não comparecendo. Santarém teve uma taxa semelhante, de 20,21%. A expectativa é que esses números se mantenham, apesar de a votação do 2º Turno ser exclusivamente para a escolha do prefeito.

Locais de Votação

Belém contará com 391 locais de votação e 3.012 seções, com a Universidade Federal do Pará sendo o local mais movimentado, abrigando 9.273 eleitores. Santarém terá 302 locais de votação e 865 seções, com a Escola Estadual Rio Tapajós, com 5.107 eleitores, sendo a mais populosa.

Horário de Votação e Prioridades

As seções abrirão às 8h e fecharão às 17h (horário de Brasília). O TRE assegura, portanto, atendimento prioritário a grupos como idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Documentação e Voto

É fundamental que os eleitores apresentem um documento de identidade com foto, como RG ou CNH. O uso do e-Título é encorajado, permitindo acesso rápido a informações e confirmação de local de votação.

Segurança

O esquema de segurança será mantido conforme o planejamento do 1º Turno, com a atuação das forças estaduais e da Guarda Municipal em Belém, assegurando um ambiente seguro para todos os eleitores.