A vitória heroica sobre o Coritiba na noite de ontem, na Curuzu, por 2 a 1, jogando um tempo inteiro com um jogador a menos, praticamente encaminhou a permanência do Paysandu na Série B em 2025. E os sites especializados em estatísticas confirmam que, com a pontuação de 40 pontos, as chances de queda se resumem a apenas 5%.
Essa probabilidade foi atualizada nesta quinta-feira, 24, pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que informa as chances de acesso, queda, título e resultados de jogos de diversas competições, incluindo a Segundona.
O site aponta que o Guarani está quase rebaixado, com 81,6% de chances. Em seguida, dos times a perigo, vem Brusque (78,1%), Ituano (68,5%), Botafogo (55,5%), CRB (51,4%), Chapecoense (33,3%) e Ponte Preta (26,5%). O Paysandu é o oitavo time nesse ranking da queda com 5% e Avai fecha com 0,14%, praticamente livre.
O Paysandu precisaria, portanto, de mais 5 pontos, em cinco partidas, para zerar as chances de queda, podendo precisar até de 4 pontos dependendo da combinação de outros jogos.
Na próxima rodada vai enfrentar o Ceará fora, no sábado. Além disso, pega Ponte em Campinas. Ainda terá o Brusque em Belém, Novorizontino fora e o Vila Nova, encerrando sua participação jogando na capital paraense.