Jonny Lobato ministra workshop de Improvisação no Carimbó

Jonny Lobato ministra workshop de Improvisação no Carimbó

O músico Jonny Lobato ministra nesta sexta-feira, 25, o Workshop de Improvisação no Carimbó, com participação da Orquestra de Carimbó do Pará (OCP), criada por ele. A aula ocorre a partir das 10h, na Sala Ettore Bosio, do Instituto Estadual Carlos Gomes, de forma gratuita e sem necessidade de realizar inscrição prévia. A atividade faz parte de um extenso projeto financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura do Pará (Secult) e Ministério da Cultura.

“Esse workshop aborda de uma forma mais técnica aquilo que a gente faz na prática durante os nossos ensaios da OCP. A Orquestra foi formada com a intenção de unir o popular com o técnico, o músico popular com o músico técnico, pessoas que leem muito bem partitura, que têm dificuldade de improvisar, com pessoas que improvisam muito bem, mas que às vezes não sabem nem ler partitura, mas têm esse saber empírico tão grande”, comenta Jonny sobre o workshop.

A OCP é conhecida por promover ensaios abertos em praça pública, convidando músicos a levarem seus instrumentos e participarem ou até aprenderem de fato a tocar carimbó. “Os ensaios são para que haja essa troca de experiência. E ali a gente aborda as formas de execução. A gente tenta entrar numa linha de pensamento de um determinado compositor. Já o workshop traz isso de forma mais aprofundada, de uma forma mais técnica, voltada já para o público que lê partitura, eu digo isso em relação ao público do sopro, eles vão ter acesso aos arquivos que a orquestra produz, são arranjos exclusivos”, diz Jonny.

As transcrições para partitura, com arranjos para o formato da Orquestra de Carimbó, serão disponibilizadas durante o workshop para os alunos apliquem a seus instrumentos, seja violino, flauta, clarinete, viola, violoncelo. “Vai ter uma acessibilidade para os instrumentos, de modo que não precisa o músico transpô-lo na hora. Então, a gente vai ver na prática como o carimbó se comporta na partitura, apesar de parecer uma coisa um pouquinho fechada, de um carimbó que é tocado livremente, que não está na partitura, mas a orquestra acredita muito que, através da partitura, a gente pode alcançar outros lugares”, acrescenta Jonny.

O Workshop de Improvisação vai abordar as obras de alguns compositores como Mestre Verequete, Mestre Lucindo, Mestre Cupijó e Mestre Pelé, que são a base do repertório da OCP, além de apresentar embasamento teórico de música, de pesquisa e de formas de improviso que Jonny vem trabalhando ao longo dos últimos anos. “Essas aulas serão práticas, a gente tem as músicas desses mestres escritas e principalmente adaptadas àquilo que se consome em escola de música, como peça solo, como duetos, trios e quintetos, então a gente vai fazer uma grande prática em conjunto”, projeta o instrutor.

“E sendo que, nesse mesmo momento, a gente vai fazer experimentos, utilizar essas figuras rítmicas para que a gente estimule o aluno a começar a fazer uma criação em cima daquilo que está escrito, ou seja, ele vai começar a improvisar”, acrescenta Jonny. O requisito mínimo para participar é ter o instrumento, seja ele de sopro, cordas ou percussão. “A gente vai falar sobre tudo que acontece no carimbó. Desde a harmonia na questão do banjo, a presença do violão, do baixo elétrico, da bateria, a parte percussiva do carimbó, e da improvisação principalmente no instrumento de sopro”, reforça.

Foto: Osvaldo Cavalcante