SEGURANÇA

Estado autoriza construção da Delegacia de Polícia Civil em Cotijuba

Construção da primeira Delegacia de Polícia Civil traz mais segurança e atendimento à população de Cotijuba, em Belém.

Entre os anos de 2023 e 2024, por meio do Fisp, o Estado construiu e reconstruiu nove unidades policiais, entre elas a de Salinópolis, Anajás, Curralinho, Muaná, Salvaterra, Afuá, Xinguara, Barcarena e Itaituba
Entre os anos de 2023 e 2024, por meio do Fisp, o Estado construiu e reconstruiu nove unidades policiais, entre elas a de Salinópolis, Anajás, Curralinho, Muaná, Salvaterra, Afuá, Xinguara, Barcarena e Itaituba. Foto: Marco Santos/Ag. Pará

Mais segurança e atendimento chegam à população de Cotijuba, em Belém, com a assinatura da ordem de serviço para a construção da primeira Delegacia de Polícia Civil, na ilha. A assinatura autorizando a construção do prédio na localidade, ocorreu nesta quarta-feira, 23, e foi presidida pelo governador do Estado, Helder Barbalho.

A obra terá recursos do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

Em agenda na ilha, o chefe do Executivo estadual reforçou as melhorias que chegam aos moradores com a nova estrutura.

“Até então, a Polícia Civil vinha aqui e trabalhava de forma até improvisada. Mas agora, com essa obra, nossos policiais civis vão estar presentes 24 horas na localidade, juntamente com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Com a nova estrutura, haverá o fortalecimento da justiça social e da cidadania. Foi por meio da doação do terreno, da parceria com a comunidade e o Governo do Estado que esse equipamento chega a ilha. Vamos ter delegacia e um auditório para 100 pessoas para a comunidade usar de forma frequente”, disse o governador. 

O novo prédio será equipado para oferecer o melhor atendimento aos 8 mil habitantes que residem na Ilha, localizada a 20 km da capital paraense, Belém.

A vice-governadora, Hana Ghassan, que também esteve presente na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, enfatizou a proteção de cada morador da ilha e dos visitantes com a

Estrutura

A nova unidade vai contar com recepção, banheiro com acessibilidade, salas de ocorrências, dos investigadores, escrivão, delegado, custodias, além de espaços de arquivo, alojamentos e banheiros (masculino e feminino), copa e área de serviço.