Rock in Rio e The Town buscam iniciativas para patrocinar na Floresta Amazônica. Após anunciar o espetáculo histórico no coração da floresta e o grande concerto na área urbana de Belém, Rock in Rio e The Town iniciaram a etapa socioambiental do projeto Amazônia Para Sempre.
É um edital privado de R$ 2 milhões de reais para financiar iniciativas de organizações sem fins lucrativos. Estas devem atuarna região metropolitana de Belém com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo.
Encerra-se no dia 31/10, o período de inscrição e envio de propostas do edital, que conta com patrocínio principal da Vale, para construção de legado para as pessoas que vivem na região por meio de apoio aos projetos nas quais elas próprias são sujeitos e agentes de transformação.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente no site: https://rockinrio.com/rio/pt-br/amazonia.
“Amazônia Para Sempre mostra que a nossa jornada vai muito além da música. Há 23 anos, abraçamos o compromisso de ser uma plataforma de engajamento para a construção de um mundo melhor. Nós assumimos não só as nossas próprias responsabilidades, mas um compromisso coletivo, enquanto cidadãos e profissionais, para a preservação da biodiversidade e da vida. O objetivo do edital é construir um legado para as pessoas que vivem no Pará através dos projetos desenvolvidos e executados por elas mesmas”, afirmou Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza Brasil.
INSCRIÇÕES
Podem se inscrever no edital “Amazônia Para Sempre” projetos implementados na região metropolitana de Belém por organizações formais sem fins lucrativos que atendam a objetivos como preservação das culturas e tradições; promoção da autonomia e autossuficiência das comunidades em seus territórios.
Além de projetos para implementação de práticas sustentáveis de gestão florestal, agrícola e de recursos naturais; desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras que respeitem e integrem os conhecimentos tradicionais; e mitigação e adaptação dos impactos das mudanças climáticas e preservação da biodiversidade na região amazônica.
“Sabemos dos muitos desafios da Amazônia. Não existem soluções simples, mas acreditamos no esforço coletivo e no empoderamento das comunidades locais para avançar. O edital representa uma oportunidade para que as próprias comunidades desenvolvam e executem projetos que deixem um legado positivo, tanto para a preservação ambiental quanto para o desenvolvimento social e cultural”, destaca Malu Paiva, Vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade da Vale.
A seleção dos projetos será realizada por uma comissão formada por representantes da Rock World, empresa que criou e realiza os festivais Rock in Rio e The Town; da Vale e do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e acompanhará as seis etapas com cronograma previsto em edital (ver abaixo).
A previsão é que o processo de financiamento seja efetivado – através de acordo formal – até o dia 11 de dezembro de 2024.
- Cronograma do edital
- Inscrição e submissão de propostas: 11 a 31 de outubro de 2024
Análise e pré-seleção: 1 a 15 de novembro de 2024
Entrevista e Avaliação: 18 a 29 de novembro de 2024
Seleção Final e Divulgação: 2 a 4 de dezembro de 2024
Formalização do Acordo: 4 a 11 de dezembro de 2024
Espetáculo emocionante no Rio Guamá
O edital é parte das ações do Rock in Rio e do The Town, festival que acontece em São Paulo a partir de 6 de setembro de 2025.
Esse também é o mês do espetáculo inédito “Amazônia Para Sempre” que vai colocar a região no centro da mídia nacional e internacional, celebrando a icônica floresta e chamando a atenção do mundo para a 30ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30), promovida pela Organização das Nações Unidas, que será realizada dois meses após o evento na mesma cidade.
Os festivais vão realizar – através do projeto – uma mega apresentação, protagonizada por um grande artista internacional, a ser anunciado em breve, num emblemático palco flutuante, em formato de vitória-régia, no Rio Guamá, com cenografia e iluminação criadas exclusivamente para promover um encontro mágico entre a música e a natureza.
Esse momento épico terá transmissão nacional e cobertura internacional, com conteúdo especial que vai mostrar o espetáculo, além da cultura e da música local.
Além do show que será realizado no coração da floresta, a cidade de Belém receberá no mesmo dia um espetáculo aberto, gratuito e com artistas regionais e nacionais, que serão divulgados em breve junto com o local que será realizado.
Amazônia Para Sempre une o The Town e o Rock in Rio, com patrocínio principal da Vale e apoio da Gerdau, apoio institucional do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e parceria exclusiva de conteúdo e mídia da Globo, para convocar todos para as urgências socioambientais e a importância de se manter a maior floresta tropical do mundo preservada.
OBJETIVO
O objetivo segue a mesma linha da COP 30, de unir as pessoas em torno de uma agenda global única, em prol de um mundo melhor e mais sustentável. A iniciativa reforça a importância da atuação efetiva nos desafios das mudanças climáticas, do aquecimento global, dos eventos climáticos extremos, da transição energética e das ameaças à biodiversidade e à vida como um todo.
Também está associada a um longo histórico de atuações na Amazônia por meio do pilar do Por Um Mundo Melhor, da Rock World – empresa que criou e realiza os festivais Rock in Rio e The Town – como por exemplo o Amazônia Live, que já plantou 4 milhões de árvores na região desde 2016.
A partir de projetos como estes, que mobilizam pessoas para atuação direta em causas urgentes, o Rock in Rio e o The Town utilizarão seu poder mobilizador junto com a força da música para unir pessoas em torno das pautas amazônicas.
Amazônia Para Sempre prevê ainda a produção de um documentário sobre os bastidores e a preparação desse show icônico que vai conectar a música ao ativismo climático para chamar atenção do mundo para a urgência do tema.