HOSPEDAGEM

Airbnb apresenta novidades para hóspedes e anfitriões

A empresa de aluguel de imóveis por temporada tem novas funcionalidades.

Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb na América do Sul. Foto: Túlio Vidal / Divulgação
Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb na América do Sul. Foto: Túlio Vidal / Divulgação

A empresa de aluguel de imóveis por temporada Airbnb apresentou na última quarta-feira (16) a “Edição Outubro de 2024”, com mais de 50 novidades já disponíveis aos hóspedes e mais de 20 novas funcionalidades para os anfitriões. O objetivo é facilitar o acesso e deixar a plataforma mais personalizada. A série de atualizações foi anunciada em evento para jornalistas na cidade de São Paulo.
Entre as novidades para os hóspedes estão o tour de boas-vindas, um guia interativo para ajudar o novo usuário a se familiarizar com as ferramentas do Airbnb; destinos sugeridos, com indicações de hospedagens com base no histórico de buscas e reservas anteriores; e dicas de buscas, com orientações para ajudar a encontrar acomodações de última hora e descontos em hospedagens.
Mais três atualizações incluem os filtros recomendados baseados em reservas anteriores e em buscas atuais de locais; destaques personalizados do anúncio para tornar a experiência de busca mais adequada, que trazem informações relevantes conforme interesse do hóspede, como salão de jogos ou área com piscina; e adesão ao pagamento da acomodação por Pix, funcionalidade existente na plataforma desde julho de 2024 e usada por mais de 280 mil hóspedes até o momento.

“As novas atualizações são sempre baseadas no feedback que analisamos, com avaliações contínuas para personalizar a plataforma para ser cada vez mais intuitiva e acessível. É um esforço conjunto para fazermos um novo Airbnb aos nossos usuários”, comentou a Diretora Geral do Airbnb na América do Sul, Fiamma Zarife.


De acordo com relatórios de 2023, no ano passado a plataforma registrou 1,6 milhão de novos hóspedes no Brasil. Quanto ao número de cidades visitadas em todo o País foram 2.230, representando 42% das cidades existentes no território brasileiro. Destas, mais de 165 cidades receberam hóspedes pela primeira vez por meio do Airbnb. Os dados apontam ainda que 80% dos destinos visitados no Brasil encontram-se fora dos grandes centros urbanos.
Para Fiamma Zarife, os números se traduzem em mais anfitriões e benefícios para os hóspedes que ganham com acomodações em diferentes localidades, estimulando o turismo no Brasil e contribuindo para a economia no setor. “Não paramos de inovar e nos aprimorar. O mundo muda, as novas gerações mudam. O que fazemos nesta edição é trazer essa personalização para que os hóspedes não percam tanto tempo planejando e que possam achar rapidamente o lugar ideal para suas viagens”.

Rede de coanfitriões


Outra novidade apresentada foi a Rede de Coanfitriões, na qual anfitriões de todo o Brasil podem facilmente encontrar e contratar coanfitriões locais bem avaliados para ajudar e gerenciar seu espaço no Airbnb. Os coanfitriões fornecem suporte personalizado com base nas necessidades de cada anfitrião, desde a configuração do anúncio da acomodação até o gerenciamento de reservas e a comunicação com os hóspedes. Os coanfitriões são anfitriões experientes com um histórico excepcional no Airbnb. A partir de agora o algoritmo analisa 80 critérios para trazer o coanfitrião mais adequado ao perfil do anfitrião.

Melhorias


O Aibnb também divulgou mais de 20 melhorias para os anfitriões embasadas pelo feedback oferecido por eles. Entre as atualizações estão dicas de preço para a acomodação, com valores sugeridos com base em anúncios semelhantes na região; novas respostas rápidas, com modelos personalizáveis para a comunicação com o hóspede por meio do envio de mensagens de boas-vindas, informações de check-in e instruções de como chegar na hospedagem; e painel de ganhos, que permite criar relatórios personalizados para a visualização de ganhos, tipos de ganhos e quando os pagamentos estiverem a caminho.

Airbnb e COP-30


No final do ano passado, o Governo do Pará e o Airbnb anunciaram uma colaboração estratégica para impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico na região, especialmente em antecipação à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será sediada em Belém. A parceria representa um esforço conjunto para promover a capital paraense como local da conferência e, ao mesmo tempo, fortalecer iniciativas de empreendedorismo, sustentabilidade e inclusão cultural.
O acordo inclui áreas de cooperação como empoderamento econômico, com a criação de materiais informativos e educacionais para potenciais anfitriões na plataforma; promoção turística digital de Belém como sede da COP-30; e turismo regenerativo, por meio de iniciativas de sustentabilidade, empreendedorismo e preservação cultural. A parceria ainda prevê o compartilhamento de dados sobre tendências de viagem e fluxo turístico em Belém e no Pará para embasar o planejamento de políticas públicas relacionadas à conferência e ao turismo no estado.

Rotas Airbnb


Em setembro deste ano, o Pará passou a integrar o projeto Rotas Airbnb, que reúne destinos para viagens que valorizam a cultura regional e a economia das comunidades locais. O projeto Rotas Airbnb no Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), conta com uma página especial (airbnb.com.br/e/para) e destaca atrativos em Belém, Bragança, Salinópolis, Santarém e região e na Ilha do Marajó. A pesquisa, roteiro e ilustrações foram feitas por duas paraenses: Trisha Guimarães, jornalista e influenciadora que mora em Belém, e Michelle Cunha, artista plástica que atualmente reside em Soure.

Parceria com o Sebrae

No mês de agosto, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Pará e o Airbnb anunciaram uma parceria para capacitar proprietários de imóveis que já são anfitriões na plataforma e também para interessados em se tornar anfitriões no Airbnb, disponibilizando seus espaços para hóspedes que visitam o estado. A iniciativa reforça o apoio da plataforma na preparação para a COP-30 e tem como objetivo qualificar novos e atuais anfitriões da Região Metropolitana de Belém para contribuir com o turismo local antes, durante e após a realização da conferência, em novembro de 2025.
Para contribuir com o aprimoramento da atuação de atuais e novos anfitriões no Airbnb, o acordo firmado entre a plataforma e o Sebrae Pará contempla a realização de cursos por meio do projeto Oficina Airbnb, para o desenvolvimento de competências que objetivam estimular o turismo e preparar os anfitriões para atuarem com suas melhores habilidades. A parceria vai vigorar até dezembro de 2025 e a meta é capacitar 3.000 pessoas entre empreendedores, anfitriões e membros da comunidade.
Como parte da grade de cursos, os participantes ouvem diretamente de superhosts dicas e informações úteis sobre como começar e ter sucesso no Airbnb. Muitos também aprendem sobre a plataforma e ferramentas que podem ajudá-los a obter renda extra, expandir os seus negócios e apoiar o turismo local.

“Fizemos parcerias com o Governo do Pará e Sebrae que são importantes para receber cerca de 70 mil pessoas esperadas para a COP-30. Será um momento importante para o Pará e o Brasil e precisamos deixar um legado positivo para embasar políticas públicas com base em informações mercadológicas, fomentando o turismo autêntico e sustentável na região. Isso é valorizar o povo do Pará e empoderar a população economicamente, colocando Belém no circuito mundial de viagens”, destacou Fiamma Zarife.