INVESTIMENTO

Governo do Estado fortalece investimentos em Icoaraci e Outeiro

Além do avanço nas obras de pavimentação, as construções da ponte Icoaraci/Outeiro, da nova UsiPaz e do Terminal Hidroviário são destaques

Além do avanço nas obras de pavimentação, as construções da ponte Icoaraci/Outeiro, da nova UsiPaz e do Terminal Hidroviário são destaques
Além do avanço nas obras de pavimentação, as construções da ponte Icoaraci/Outeiro, da nova UsiPaz e do Terminal Hidroviário são destaques

Com mais de 45% de execução, a obra da nova ponte Icoaraci/Outeiro, promovida pelo Governo do Estado, representa um significativo investimento nos dois distritos de Belém. Os benefícios incluem melhorias no transporte de pessoas e cargas, maior segurança no tráfego de embarcações na área e um estímulo à economia local. A nova ponte, que ligará a 6ª e a 7ª Ruas de Icoaraci à Rua da Brasília, em Outeiro, terá 414 metros de extensão, com duas pistas para veículos e motocicletas.

Além do avanço nas obras de pavimentação, as construções da ponte Icoaraci/Outeiro, da nova UsiPaz e do Terminal Hidroviário são destaques

“As obras seguem em ritmo acelerado, com três turnos de trabalho contínuos. Essa dedicação reflete a prioridade que damos à mobilidade urbana, essencial para a Região Metropolitana de Belém. Com a conclusão dessa ponte, não só reduziremos o tempo de deslocamento da população para pontos estratégicos da cidade, como também proporcionaremos mais qualidade de vida, segurança e fluidez no trânsito. Estamos comprometidos em entregar uma infraestrutura que atenda às necessidades da população com eficiência e agilidade”, ressalta Adler Silveira, titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra).

A aposentada Ana Rocha, moradora de Outeiro, celebra o avanço das obras na ponte. “Com a reconstrução da outra ponte que liga os distritos, já sentimos a melhora. Acredito que, com essa segunda ponte, vai melhorar ainda mais, tanto o turismo como o nosso acesso”, pontua.

Avanços na Usina da Paz de Icoaraci

Com mais de 20% de serviços executados, as obras da Usina da Paz de Icoaraci também avançam. Atualmente, estão sendo realizados trabalhos de concretagem do prédio da oficina, fundações do complexo esportivo, desforma e instalações hidráulicas da piscina, além do lastro do prédio da Usina. O projeto abrange áreas estratégicas para a transformação social, como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.

O governador do Estado, Helder Barbalho, destaca que a nova Usina da Paz atenderá não apenas a Vila Sorriso, mas também o distrito de Outeiro. “Esta é uma experiência que tem transformado vidas e, em breve, chegará aqui para oferecer mais serviços, cidadania, segurança pública e oportunidades de transformação social”, afirma.

Novo Terminal Hidroviário em Icoaraci

A construção do Novo Terminal Hidroviário e Turístico de Icoaraci, na Rua Siqueira Mendes, também avança. A estrutura, executada pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), vai integrar o distrito às ilhas do entorno e ao Arquipélago do Marajó, além de estimular o turismo e o desenvolvimento regional. O terminal contará com amplas áreas de embarque e desembarque, guichês para venda de passagens, banheiros, lojas, restaurantes, decks e espaços para exposições.

Desde 2019, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), já liberou mais de 235 quilômetros de pavimentação asfáltica para Belém, no maior programa de infraestrutura e mobilidade urbana da história do município, o ‘Asfalto Por Todo o Pará’. O distrito de Outeiro já foi beneficiado com quase 20 quilômetros de asfaltamento, enquanto Icoaraci registra mais de 16 quilômetros de asfalto novo.

Na última quinta-feira (17), a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, visitou obras de asfalto na Rua da Alegria, em Outeiro, e nas Passagens Alves e Libertação, em Icoaraci. Esses investimentos também são legados da COP 30, realizados em parceria do Governo do Pará com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. No total, a população de Outeiro receberá mais de 6,5 quilômetros de asfaltamento, e os moradores de Icoaraci serão beneficiados com mais de 4,6 quilômetros de serviços de pavimentação asfáltica.

A engenheira civil, Iasmin Santos, moradora de Icoaraci, considera os investimentos estaduais como “transformações significativas”. “O asfaltamento das ruas não só melhorou a mobilidade, mas também valorizou os imóveis e facilitou o acesso a serviços essenciais. A construção da Usina da Paz, por exemplo, será um marco no combate à violência, oferecendo oportunidades de educação e cultura, fundamentais para o desenvolvimento dos jovens, enquanto a expansão do Terminal Hidroviário deve facilitar o transporte e o acesso a outras áreas, estimulando o comércio local e atraindo turistas. Essas iniciativas criam um ambiente mais seguro e próspero para todos nós”, conclui.