No dia 26 de outubro, a partir das 17h, ocorre a tradicional Procissão da Festa do Círio 2024, uma das romarias mais antigas do Círio de Nazaré. Este evento, que já é uma tradição há mais de 100 anos, é um convite especial a todas as instituições que colaboraram para a realização do Círio deste ano.
Antônio Sousa, diretor de procissões, destaca a importância da participação coletiva: “Esta romaria é dedicada a todas as instituições, órgãos de segurança, de saúde, voluntários e trabalhadores que, de alguma forma, contribuíram para a realização do Círio deste ano, e que muitas vezes não conseguem fazer a sua homenagem a Nossa Senhora por conta do trabalho executado”.
Detalhes da procissão
A procissão sairá da Comunidade Sagrada Família e seguirá um trajeto de 2,3 km, passando por pontos emblemáticos como a Travessa 9 de Janeiro e a Avenida Nazaré, até chegar à Praça Santuário. Com previsão de 2 horas de duração, espera-se que cerca de 3 mil fiéis participem deste ato de fé e devoção.
A missa que precede a procissão será celebrada por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, e a Imagem Peregrina será conduzida em um carro berlinda, decorado por Vando Nascimento.
Uma tradição de mais de 110 anos
Embora a data exata da primeira Procissão da Festa não seja conhecida, registros históricos indicam que ela já era realizada em 1881. Desde então, a procissão tem evoluído, adaptando-se às necessidades e características de cada época, como a mudança de horário em 1953 devido a condições climáticas. Em 2000, a procissão foi marcada por um evento especial, o Jubileu de Ordenação de Dom Vicente Zico.
O Círio de Nazaré é promovido pela Arquidiocese de Belém, em colaboração com a Basílica Santuário de Nazaré, a Diretoria da Festa de Nazaré, o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura de Belém. Para milhares de pessoas, devotos à Virgem Maria, esse é um momento único de fé e tradição.