INFRAESTRUTURA

Aeroportos de Santarém, Marabá e Altamira serão ampliados e modernizados

A Semas já autorizou a execução das obras, que vão aprimorar a segurança operacional e deverão ser entregues em junho de 2026

A Semas já autorizou a execução das obras, que vão aprimorar a segurança operacional e deverão ser entregues em junho de 2026
A Semas já autorizou a execução das obras, que vão aprimorar a segurança operacional e deverão ser entregues em junho de 2026

Os aeroportos dos municípios de Santarém, Marabá e Altamira passarão por ampliação e modernização, conforme autorizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). As obras têm como objetivo aprimorar a segurança operacional e devem ser concluídas até junho de 2026.

A autorização foi emitida pela Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLA) e pela Coordenadoria de Energia, Infraestrutura, Fauna, Aquicultura e Pesca (Cinfap). A expansão irá adequar as características físicas dos aeroportos às normas aeronáuticas e oferecer melhores condições de segurança operacional.

De acordo com Katsumi Watanabe, engenheiro responsável pela análise dos processos de licenciamento na Semas, as principais mudanças incluirão a ampliação do terminal de passageiros e a criação de áreas de segurança de fim de pista, conhecidas como áreas de escape. “Além disso, será feito o nivelamento da faixa lateral à pista de pouso e decolagem, com uma declividade máxima de 5%, visando reduzir danos em caso de excursão lateralmente à pista”, explicou.

Ana Beatriz Ramos, coordenadora de Infraestrutura da Semas, destacou que as intervenções trarão melhorias significativas para os usuários. “Essas obras proporcionarão maior conforto e uma melhor prestação de serviços, além de aumentar a capacidade operacional, permitindo um maior número de aeronaves em operação”, afirmou.

Marcelo Ribeiro, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aeroportos Nordeste do Brasil S/A (Aena Brasil), que administra os aeroportos, ressaltou que a capacidade de operação e os terminais serão mais que duplicados após as intervenções. “Esses investimentos representam um marco para as comunidades locais e para o Estado, promovendo o desenvolvimento econômico e melhorando a mobilidade”, comentou.

O secretário-adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, destacou a importância do trabalho em conjunto para garantir a conformidade ambiental das obras. “Essas ações são fundamentais para a infraestrutura do Estado, especialmente com a COP 30 se aproximando. A execução das obras será acompanhada de perto, com relatórios constantes ao Comitê Estadual da COP 30, coordenado pela vice-governadora Hana Ghassan”, concluiu.

Com a ampliação e modernização, espera-se que os aeroportos de Santarém, Marabá e Altamira estejam prontos para atender uma demanda crescente, beneficiando tanto a economia local quanto a mobilidade da população.

Fonte: Agência Pará