CERCO AO TRÁFICO

Agentes da Base Antônio Lemos apreendem 370kg de drogas no Pará

Agentes da Base Antônio Lemos apreendem 370kg de drogas no Pará

Entregue há mais de dois anos, a Base Fluvial Integrada é parte de uma das estratégias da Segurança Pública para coibir crimes na região dos rios do Marajó
Entregue há mais de dois anos, a Base Fluvial Integrada é parte de uma das estratégias da Segurança Pública para coibir crimes na região dos rios do Marajó

Em um intenso trabalho conjunto, a Base Fluvial Integrada Antônio Lemos, localizada no rio Tajapuru, em Breves, resultou na apreensão de cerca de 374 kg de entorpecentes durante operações de fiscalização realizadas ao longo de dois dias. Neste domingo (20), foram encontrados aproximadamente 353 kg de Skank escondidos no baú de um caminhão que estava sendo transportado por uma balsa com destino a Belém. Já no sábado (19), a equipe apreendeu 21 kg de maconha em outra embarcação nas proximidades da base.

Inaugurada há mais de dois anos, a Base Fluvial Integrada faz parte das estratégias de segurança pública para combater crimes nas rotas fluviais do Marajó, com foco especial no tráfico de drogas. O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, enfatizou a importância do combate ao tráfico: “O tráfico de drogas é a raiz de toda a criminalidade. Portanto, atuar nas rotas fluviais é crucial para a redução da violência.”

Na operação de domingo, coordenada pelo Grupamento Fluvial de Segurança Pública do Pará (GFlu), com apoio da Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFlu) e do Batalhão de Ação com Cães (BAC), a fiscalização abordou a embarcação “Jean Filho LX”. Com o auxílio do cão farejador “Jay-Z”, foram encontrados 314 tabletes de Skank, além de uma pistola calibre 380 e um colete balístico. O capitão fluvial e o segurança da embarcação foram detidos para os procedimentos legais.

No dia anterior, as equipes também apreenderam 21 kg de maconha em uma operação na embarcação “Amazon Star”, que havia partido de Manaus. A droga foi descoberta durante vistorias de rotina, após o cão farejador sinalizar um veículo suspeito.

Os entorpecentes foram levados à delegacia da Polícia Civil em Breves para as devidas providências. O coronel José Vilhena, diretor do Grupamento Fluvial, destacou a eficácia das ações: “Graças ao empenho da nossa equipe e às parcerias estratégicas, conseguimos apreender mais de 370 kg de drogas, o que comprova a eficácia da nossa base no combate ao narcotráfico.”

Investimentos em Segurança Fluvial

O Pará se destaca pela criação das Bases Integradas Fluviais, como a “Antônio Lemos” em Breves e a “Candiru” em Óbidos. Uma nova base está sendo construída em Abaetetuba, ampliando as operações de combate à criminalidade fluvial. Com mais de 80 lanchas equipadas, incluindo unidades blindadas, o estado reforça seu compromisso com a segurança nas vastas áreas fluviais.