A rede pública estadual de ensino do Pará celebra uma vitória inspiradora: Isabella Quintela de Moura, aluna do 6º ano da Escola Estadual Dom Pedro II, em Belém, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A notícia foi divulgada recentemente e destaca o compromisso do Governo do Pará com a educação de qualidade.
“É sempre gratificante ver nossos estudantes se destacando, como a Isabella, que já no 6º ano alcança conquistas extraordinárias. A educação transforma vidas, e essa medalha é apenas o começo da sua jornada. Meus parabéns a ela e a toda a equipe escolar que a apoiou. Nossos estudantes são incríveis e sempre mostram que podem ir além”, declarou Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
A Olimpíada Nacional de Ciências é uma das mais importantes do país, promovendo o interesse dos jovens nas áreas de Física, Química, Biologia e Astronomia. Isabella expressou sua alegria com a conquista: “Eu fiquei muito feliz! Chorei, gritei e passei a tarde toda comemorando com minha família. Essa conquista é o resultado do meu esforço e me motiva a seguir em frente.”
Isabella sonha em ser veterinária
Sonhando em ser veterinária, Isabella acredita que a medalha a impulsiona a continuar se dedicando aos estudos. “Minha professora de Ciências, Cibeli, viu meu potencial e me inscreveu. Gosto muito de ciências biológicas e, ao lembrar que ganhei ouro na ONC, sinto que se eu continuar nesse ritmo, posso alcançar meu sonho de passar na prova de medicina veterinária.”
A Olimpíada é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Química, Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e faz parte do Programa Ciência na Escola, envolvendo estudantes do Ensino Médio e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.