FISICULTURISMO

Paraense Manuella Lima quer uma vaga no Mr. Olympia

Conheça a trajetória de Manuella Lima no fisiculturismo: da transição do Crossfit para o campeonato Mr. Olympia, uma história de superação.

Manuella Lima está focada nas competições profissionais de 2025
Manuella Lima está focada nas competições profissionais de 2025

O estado do Pará segue galgando grande espaço no fisiculturismo nacional e internacional. Manuella Lima, atleta de 38 anos, é reflexo disso, marcada por dedicação, superação e grandes conquistas em sua carreira. Competidora na categoria Woman’s Figure da IFBB Pro League, ela carrega no currículo títulos importantes, como o overall do Arnold Classic Brasil em abril deste ano, uma vitória que lhe garantiu o cobiçado Pro Card e a chance de competir no maior evento da modalidade: o Mr. Olympia.

Antes de brilhar nos palcos do fisiculturismo, Manuella foi atleta de Crossfit por oito anos, modalidade que ajudou a construir a base do seu físico robusto e competitivo. A transição para o fisiculturismo aconteceu em 2021, quando ela começou sua preparação específica, em meio à reabertura das academias após o início da pandemia. Em 2022, estreou em competições da modalidade no Regional de Belém, onde ficou em segundo lugar. “Foi a partir daí que comecei uma preparação mais dedicada”, lembra a atleta.

Manuella brilhou em São Paulo

Determinação foi a chave para que, um ano depois, ela subisse no palco do Muscle Contest Nacional em Campinas, em São Paulo. Dessa vez, a história foi diferente: Manuella conquistou o primeiro lugar na sua categoria e, de quebra, o overall, vencendo todas as subcategorias da Woman’s Figure.

“Eu ganhei na minha categoria e ganhei o overall, que é quando você vence todas as categorias dentro da sua. Tenho o troféu de overall aqui em casa”, conta com orgulho.

No entanto, mesmo com a vitória, o tão desejado Pro Card não veio naquela ocasião devido a uma questão de quorum mínimo de competidores.

Sem desanimar, Manuella decidiu tentar novamente, desta vez no prestigiado Arnold Classic Brasil, apenas três meses depois. Foi neste evento que a atleta conquistou o título mais importante de sua carreira até então.

“Disse a mim mesma, ‘não, eu quero meu cartão profissional’. Então competi de novo no Arnold, ganhei e, dessa vez, recebi meu Pro Card”. Com o troféu em mãos e o reconhecimento de atleta profissional, ela passou a integrar a elite mundial do fisiculturismo, habilitada para competir em qualquer evento da IFBB Pro League ao redor do mundo.

Foco total no Mr. Olympia

Agora, seu foco está totalmente voltado para as competições profissionais e, em particular, para alcançar uma vaga no Mr. Olympia, o maior campeonato do fisiculturismo mundial, realizado em Las Vegas. Para garantir sua participação, Manuella precisa vencer um evento profissional da liga, e já está de olho nas competições de 2025.

“Minha preparação agora está 100% voltada para isso, para que a gente possa fazer um show profissional, provavelmente no início de 2025. Estamos aguardando o calendário para escolher qual país vou viajar e fazer meu pro debut. Conto com o suporte dos meus patrocinadores nacionais e internacionais em busca desse sonho”, adianta.