Na manhã desta quinta-feira, 17, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, viveu um momento emocionante com a alta de Luciano Moura, de 19 anos. O jovem estava internado há mais de 300 dias após sofrer um grave acidente elétrico.
A equipe do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) reuniu médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, odontólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos para celebrar a recuperação de Luciano, considerado um verdadeiro milagre. O médico Sandro Oliveira ressaltou a importância do trabalho coletivo: “A resistência de pacientes com traumas tão graves é notável. Celebramos hoje o retorno do Luciano para casa, resultado do esforço de toda a equipe.”
Luciano, natural de Portel, no Marajó, deu entrada no HMUE em estado crítico em 12 de novembro de 2023, apresentando comprometimento muscular na cabeça e pescoço, o que exigiu cuidados intensivos e várias cirurgias. “Todos trabalharam incansavelmente para que ele pudesse voltar para a família. Geralmente, casos de descarga elétrica resultam em amputações, mas Luciano teve uma recuperação notável, sem sequelas físicas limitantes”, completou o médico.
‘Tive medo de perder meu filho’
A mãe de Luciano, Jaurilene Lobato, de 43 anos, acompanhou de perto o tratamento e expressou sua gratidão à equipe depois do paciente ter alta médica quase um ano após dar entrada no hospital.
Após a alta, Luciano seguirá um cronograma de reabilitação ambulatorial no hospital. “Estou muito feliz por voltar para casa. Agradeço a todos que me ajudaram aqui. Levarei todos no meu coração”, afirmou o jovem.
O Hospital Metropolitano, gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), é a única unidade do Norte do Brasil com um Centro de Tratamento de Queimados. O diretor executivo, Marcelo Azevedo, destacou o empenho da equipe em proporcionar cuidado de qualidade e minimização do sofrimento de pacientes com traumas complexos. “Esperamos que Luciano siga sua vida com qualidade e alcance seus sonhos”, concluiu.