Liam Payne, ex-vocalista da banda One Direction, morreu aos 31 anos, nesta quarta-feira (16). O cantor foi encontrado morto no hotel CasaSur, em Buenos Aires, na Argentina. Ele viajou ao país no dia 4 para assistir a um show de seu ex-colega de banda, Niall Horan.
De acordo com o jornal La Nacion, Payne morreu ao cair do terceiro andar do hotel, localizado no bairro de Palermo. Agentes do Sistema de Atenção Médica de Emergência (SAME), da Argentina, teriam sido acionados após uma chamada relatando as ações de um homem agressivo, possivelmente sob efeito de drogas e álcool.
Alberto Crescenti, chefe da SAME, confirmou que a morte foi quase instantânea. “Às 17h04 [local], através do 911, fomos alertados sobre uma pessoa que estava no pátio interno do hotel CasaSur. Poucos minutos depois, uma equipe local do SAME chegou e confirmou a morte deste homem, que mais tarde soubemos ser membro de um grupo musical.”
Nascido em 1993, Liam James Payne nasceu na Inglaterra e percebeu desde cedo o seu interesse em seguir uma carreira como cantor. Isso o levou a cursar tecnologia musical na City Wolverhampton College, em Wolverhampton, no Reino Unido. Em 2008, seu sonho o levou a se apresentar no programa “The X Factor”. Apesar do talento, ele não foi escolhido como artista solo.
Dois anos mais tarde, mas não antes de ter sido reprovado em uma segunda tentativa, ele foi colocado ao lado de outros quatro garotos, Harry Styles, Louis Tomlinson, Niall Horan e Zayn Malik, formou com eles a famosa boy band “One Direction”, que se apresentou pela primeira vez, no programa, em julho de 2010, também como parte do programa televisivo.
Embora tenham ficado em terceiro lugar no “The X Factor”, o apresentador e produtor Simon Cowell, que auxiliou os meninos durante as etapas do programa, assinou um contrato com eles. O primeiro álbum do One Direction, “Up All Night”, seria lançado em 2011.
Em sua passagem pelo Brasil, em 2014, com a turnê “Where We Are”, o quinteto reuniu mais de 60 mil pessoas no Estádio do MorumBis, em São Paulo, e cerca de 40 mil no parqque dos Atletas, no Rio de Janeiro.
Em 2015, Zayn Malik anunciou a sua saída por questões de saúde mental e problemas familiares. Como quarteto, a banda ainda produziu o álbum “Made in the A.M”, de 2015. Pouco depois, em 2016, o One Direction anunciou uma pausa em sua carreira, e o grupo não retornou desde então, apesar de diversos rumores sobre o contrário.
Em 2017, Payne deu início a sua carreira solo com o lançamento de seu primeiro single, “Strip That Down”, que realizou em parceria com o grupo musical “Migos”. Em
2019, chegava a vez de seu primeiro álbum, “LP1”.
Em uma situação inesperada, ele se apresentou na festa de 15 anos de uma adolescente em Goiânia, no Brasil, em 2021. Em 2023, estava previsto para apresentar “LP1” no festival The Town, em São Paulo, mas acabou cancelando a sua vinda em função de uma “grave infecção renal”.
Lançada em abril de 2024, seu single “Teardrops” teve uma recepção morna e uma performance insatisfatória nas paradas britânicas, parecida com a de seu lançamento anterior, que nunca alcançou a mesma popularidade que os álbuns produzidos junto aos demais membros da One Direction. O fracasso da música levou ao adiamento de seu segundo álbum solo, é o rompimento com seu ex-empresário, Roger.
Desde que Roger, como era conhecido na indústria fonográfica, deixou o ex-One Direction, Payne estaria com dificuldades para finalizar o disco. Problemas pessoais também teriam se acumulado desde então, gerando ainda o cancelamento de um documentário sobre sua vida.
Sem título revelado, o álbum traria uma coletânea de músicas descritas pelo próprio artista como pessoais, que juntas formariam “a história da minha vida”, disse à Q Radio no começo deste ano.
“Eu escrevi e reescrevi muitas dessas canções com base em como eu me sinto.” Seria o início de um novo começo para a sua carreira, afirmou ele ainda, na esteira de uma temporada na reabilitação, motivada pelo abuso de álcool. Foram cem dias, no ano passado, longe dos holofotes para se recuperar.
O músico deixa o seu único filho, Bear, de sete anos de idade.