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MEC oferta 100 mil vagas para cursos on-line a professores. DE GRAÇA!

O Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Castanhal, lançou Processo Seletivo Especial (PSE) para preencher as 130 vagas. Foto: Pixabay
O Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Castanhal, lançou Processo Seletivo Especial (PSE) para preencher as 130 vagas. Foto: Pixabay

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abriu inscrições para mais de 100 mil vagas de cursos gratuitos. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Capes e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que disponibilizará novas temáticas de capacitação on-line.

Os cursos são oferecidos para professores, gestores escolares e estudantes da educação básica, profissionais do setor público e privado e, ainda, para a comunidade em geral. Entre as novas capacitações oferecidas estão os cursos em Gestão Escolar da Educação Básica; Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos; Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais.

A capacitação em Gestão Escolar da Educação Básica tem como objetivo auxiliar os educadores a identificarem e compreenderem fatores determinantes da gestão escolar em seus aspectos históricos, conceituais, metodológicos e legais. O curso também busca discutir o papel do gestor na organização do trabalho pedagógico e dos espaços e tempos escolares, bem como analisar a implantação da gestão democrática no âmbito escolar. Serão 60 horas de duração, cumpridas integralmente na modalidade a distância.

O curso de Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos propõe a adoção da gamificação como uma estratégia significativa no processo de ensino e aprendizagem das múltiplas disciplinas escolares, contemplando a inclusão de estudantes surdos. A carga horária do curso, realizado totalmente on-line, é de 30 horas.

Já o curso Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais aborda a alfabetização na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e promove o letramento digital de professores alfabetizadores.

Além de uma reflexão sobre as concepções de alfabetização e letramento, o conteúdo propõe a identificação de métodos de alfabetização a partir de experiências relatadas, bem como a caracterização dos principais métodos de alfabetização. As aulas são divididas em três módulos, com duração total de 60 horas, realizadas integralmente a distância.

O conteúdo dos cursos e o formulário para inscrições podem ser encontrados na página da plataforma Eskada, mantida pela UEMA. Ao final do curso, todos os participantes receberão certificados de conclusão.