MAURO BONNA

Encontro com ministro do STF e cardiologista em Belém: os bastidores de Lula no Círio 2024

Lula passou o Círio em Belém. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula passou o Círio em Belém. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Livro do Círio

Nunca antes na história deste País, um presidente da República viveu tanto o clima do Círio. Lula participou dos eventos de ponta a ponta, inclusive na divulgação e distribuição do Livro do Círio Oficial.

Supremo
Lula conversou demoradamente, no sábado à tarde, no Grand Mercure, com o ministro do STF, Kassio Nunes Marques, que também veio a Belém participar do Círio.

Coração
Apesar de muita emoção, o coração de Lula esteve tranquilo. Seu cardiologista preferido, Roberto Kalil Filho, também veio a Belém conhecer o Círio.

Afago
Levado por Paulo Rocha, Edmilson recebeu um afago de Lula, no sábado à tarde, no Grand Mercure. Tudo rápido, em clima de Círio.

Cenário
A designer de interiores Débora Goldenberg agora foca seu trabalho na arte cenográfica. Um dos cenários amazônicos que ela vem apresentando nos eventos pré-COP30 recebeu elogios do presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

Açaí
Uma touceira de açaí produz, com vigor, por 20 anos. Apenas de 15% do fruto é polpa. O tipo popular, justo o que vai para o Rio e São Paulo, tem apenas 8% de polpa. O grosso registra, em média, 14% de polpa; e o açaí papa, em Belém, sai com 20% de polpa. O açaí congelado tem validade de 18 meses. E os agregados – guaraná, morango, banana e granola – é para mascarar a oxidação.

Homenagens
Por falta de uma coordenação, as homenagens musicais à Santinha continuam se atrapalhando mutuamente. São inúmeras na Presidente Vargas, entre Nazaré e Riachuelo. Depois um grande vazio. O mesmo acontece na Castilhos França, depois da Varanda.

Minério
Apenas sete  municípios brasileiros arrecadam mais de 2 bilhões anuais, entre eles, dois paraenses: Canaã e Parauapebas. E Canaã tem apenas 77 mil habitantes, logo, registra o segundo maior – 895 mil reais – PIB do Brasil. As duas cidades deixam Belém longe.

Palma
A Abrapalma- Associação Brasileira dos Produtores de Óleo de Palma, entidade que congrega os 10 maiores do setor – entre elas, BBE, Agropalma e BBF – promoverá, nos dias 23 e 24, no Hangar, a primeira edição do Palma.com. O Pará é responsável por 85% da produção de óleo de palma, no Brasil. O setor gera cerca de 20 mil empregos diretos.

Refino
O setor de palma, no País, está com 220 mil hectares plantados em áreas antropizadas, respeitando normativa do Código Florestal. Cerca de 80% da produção paraense é refinada no próprio Estado, e algo como 95% – 600 mil toneladas anuais – são consumidos no mercado interno.

Professor
Na rica Canaã, um professor de educação básica, com 40 horas, recebe 8.500 reais mensais. Em Parauapebas 5.800 reais. Em São Paulo, nas mesmas condições, o salário é de 4.500 reais.

EM ALTA
Tênis

Em Castanhal, uma pequena indústria sustentável produz tênis, a partir do caroço de açaí, com a marca Seringô.
Seringô
Produzido com matérias-primas amazônicas, o tênis Seringô reúne caroço de açaí e borracha de seringueira nativa. Porém, o acabamento ainda é gaúcho.
COP
A ideia, claro, é espalhar o tênis Seringô na Europa, ainda antes da COP30, em novembro do ano que vem.

EM BAIXA
Táxi

Taxistas trambiqueiros abandonam o taxímetro no dia do Círio e estabelecem o preço da corrida pela cara do freguês.
Perigo
Sem fiscalização, motoqueiros não habilitados aproveitam a demanda do Círio para fazer serviço de mototaxistas. Acidentes frequentes.
Turismo
O Círio ainda é uma curiosidade de final de semana. No domingo, na hora do pato, o aeroporto estava hiperlotado.