O Círio de Nazaré é sempre um momento de fé e devoção que emociona e atrai olhares de todo mundo. A visibilidade da festa tem sido cada vez mais aproveitada por artistas que se encantam com a manifestação de fé, em especial por cantores, que fazem questão de homenagear Nossa Senhora de Nazaré durante a procissão. Só que nem tudo são flores!
As apresentações musicais nas varandas são populares, mas uma delas irritou a cantora Joelma Kláudia. A artista paraense criticou outra filha da terra, a cantora Liah Soares, por ter se apresentado em uma varanda com o som alto. Joelma tradicionalmente se apresenta no espaço da Codem, na Avenida Nazaré, mas teve o som de sua homenagem abafado pela varanda de Liah, que foi instalada do outro lado. No Instagram, Joelma soltou o verbo.
“Todo mundo resolveu esse ano fazer varanda, baseado na varanda da Fáfá de Belém, que a ‘bicha’ faz história e abre caminho, muita gente copia. A Liah Soares decidiu fazer uma varanda na nossa frente, em frente à Codem. (…) Ela se instala quase na nossa frente, com um som bem mais alto, dez vezes mais potente que esse nosso. Quando ela começa a banda, ninguém se ouve. Um desrespeito com uma varanda clássica de Belém (Codem), com quem está aqui há anos. Não se pode mais cantar porque a Liah decidiu que só ela que canta. Eu acho uma sacanagem”, desabafou.
O vídeo em carrossel tem um outro trecho em que Joelma Kláudia questiona uma devota sobre o que ela acha de tocarem a Marcha do Vestibular de Pinduca na homenagem para a Nazinha, ao que a senhora critica: “eu não gostei dessa mistura”. Joelma concorda: “Quem passou no vestibular vai na procissão agradecendo em silêncio”.
Além dos vídeos, Joelma postou um texto em sua publicação.
“Neste ano muitas varandas surgiram em Belém e uma galera fez com o mínimo de responsabilidade que é a de não se ‘instalar’ perto das estruturas clássicas já estabelecidas. Se não houver alinhamentos, daqui a pouco as varandas vão parecer Salinas onde a procissão vai passar e não vai saber a que som ouvir. Fafá de Belém abriu os caminhos, mas vamos ter um pouco de empatia com o real devocional durante o Círio. O trabalho da Lia Soares é lindo e não se aplica ao talento da artista. Foi feio e, depois que a Nazinha passou, a mesma varanda começou a cantar a música do vestibular “alô alô papai, alô mamãe”. Que show da Xuxa é esse?”, ironizou. Em tempo: Pinduca foi um dos convidados de Liah na apresentação.
Veja a postagem:
Nos comentários, internautas apoiaram Joelma.
“Eu apenas acho que tem que ter limites independente de quem seja. Isso acontecer no Carnaval da Bahia a gente até entende mas em um evento religioso????? Sem culpar ninguém nem querer desqualificar o que já é clássico ( ?????? ) Clássico é o Círio do povo, de todos!”, postou o perfil @marciamcult.
OUTRO LADO
A reportagem entrou em contato com a assessoria de Liah Soares para obter um posicionamento sobre as críticas. Assim que houver um retorno a reportagem será atualizada.