Na noite deste sábado (12), a Trasladação atraiu mais de 1,5 milhão de fiéis às ruas de Belém, percorrendo 3,7 quilômetros até a Igreja da Sé. As ruas, iluminadas e cheias de emoção, foram tomadas por devotos em oração, do Colégio Gentil à Igreja da Sé. Conhecida como “Procissão das Luzes”, essa é a segunda maior romaria do Círio de Nazaré, conforme estimativas do Dieese.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva participou da Trasladação na Estação das Docas, na Varanda de Nazaré e publicou em suas redes sociais momentos de fé dos devotos durante a passagem da Berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
A repórter Even Oliveira do jornal Diário do Pará registrou vários depoimentos de fé, testemunhos de devotos de Nossa Senhora de Nazaré durante a Trasladação, veja:
Direto de João Pessoa, Paraíba, devota de Nossa Senhora de Nazaré, estreante no Círio de Nazaré veio se conectar com a festividade bem de perto e prometeu retornar para agradecer se tiver sua graça alcançada.
Os pedidos são de todos os tipos. Esta devota de Nossa Senhora representa muitos fiéis que sonham com a aprovação no vestibular, um bom emprego e um futuro melhor. Pedir, agradecer e pedir novamente é uma relação muito íntima que cada devoto mantém com a Virgem Maria.
Fé, devoção, o sonho da casa própria é uma realização de muitas pessoas que desejam e pedem com toda crença na intercessão de Virgem Maria. Muitos promesseiros aparecem na procissão carregando uma casa e esse significa um pedido e também agradecimento pela graça alcançada.
GALERIA DE IMAGENS
Registros da Trasladação neste sábado (12), a segunda maior procissão do Círio de Nazaré, que percorreu o trajeto 3,7 quilômetros. O evento religioso foi tranquilo até o final, iniciou às 17h58, logo após a tradicional missa realizada no Colégio Gentil Bittencourt. A multidão fez um acompanhamento caloroso da Berlinda com a imagem peregrina por mais de quatro horas de caminhada até a Catedral Metropolitana de Belém, chegando por volta das 23h05.
.