TRADIÇÃO

Auto do Círio enche as ruas do Centro Histórico de Belém

Cortejo 2024 refletiu sobre a defesa das florestas e da diversidade amazônica

Auto do Círio enche as ruas do Centro Histórico de Belém Auto do Círio enche as ruas do Centro Histórico de Belém Auto do Círio enche as ruas do Centro Histórico de Belém Auto do Círio enche as ruas do Centro Histórico de Belém
Cortejo 2024 refletiu sobre a defesa das florestas e da diversidade amazônica
Cortejo 2024 refletiu sobre a defesa das florestas e da diversidade amazônica

As ruas da Cidade Velha ganharam cores, luzes e sons na noite desta sexta-feira, 11, com o cortejo multicultural Auto do Círio. Este ano, o tema do Auto do Círio é “Bendita és tu, Mãe Terra: Nossa Senhora de Todas as Lutas”, que estimula à reflexão sobre causas ambientais, em defesa da vida, das florestas e da diversidade sociocultural na região amazônica.

O cortejo iniciou na Praça do Carmo com o show da cantora Alba Mariah, embaixadora do Auto do Círio 2024, e percorreu as ruas do bairro mais antigo de Belém prestando homenagens à força da fé e da cultura paraense.

Durante o percurso, o público pode acompanhar apresentações artísticas de canto, música, teatro e dança, além de projeções de vídeo-mapping. Os participantes também receberam banho de cheiro e bençãos de São Benedito.

A biomédica  Helenize Costalat participa pela primeira vez do cortejo e ficou encantada com a diversidade de estilos e apresentações artísticas. “O Círio vai muito além da fé, ele transborda cultura e amor e vai para além da festa religiosa”, destaca.

Na terceira parada em frente ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), o cortejo chegou ao som de muito carimbó e foi realizada uma apresentação formada apenas por mulheres na sacada da instituição. 

Tradição– O Auto do Círio é um programa de extensão da Universidade Federal do Pará e é realizado  há 30 anos em Belém sempre na sexta-feira que antecede o Círio de Nazaré.