A Igreja Católica celebra no dia 12 de outubro a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. Na Arquidiocese de Belém as homenagens ocorrem no Santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida, na Avenida Pedro Miranda, 1.566, bairro da Pedreira. A festividade foi aberta no dia 3 de outubro e segue até o próximo domingo (13), com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”.
Devido ao Círio de Nazaré, excepcionalmente este ano a Procissão Luminosa vai ser realizada na sexta-feira (11), após a novena e missa das 18h30. A procissão sairá do Santuário de Nossa Senhora Aparecida e seguirá pela Avenida Pedro Miranda, Travessa Enéas Pinheiro, Rua Antônio Everdosa, Travessa Vileta, Avenida Marquês de Herval, Travessa Mauriti, Avenida Pedro Miranda e em seguida retornará ao Santuário.
Denise Dias, integrante da coordenação da festividade, ressalta que o momento é de veneração à Nossa Senhora Aparecida, com programação elaborada para promover a fé e a comunhão na comunidade e arredores do bairro da Pedreira. “O tema com Maria como peregrina nos ensina a evangelização e a entender a peregrinação entre irmãos e irmãs na comunidade católica e devota à Nossa Mãe”, comenta.
No sábado (12), dia da Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e data que marca os 70 anos de fundação da Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida em Belém, a programação vai contar com missas celebradas às 7h pelo padre Wagner Maria, às 9h pelo cônego Silvio Trindade, às 11h pelo padre Cleber Yuri e finalizando com a missa das 19h com o padre Paulo Cruz, encerrado com a programação cultural com o artista paraense Mano Ió.
A festividade encerra no domingo (13) com a Santa Missa de encerramento às 19h, a qual terá a subida da Imagem Jubilar de Nossa Senhora de Aparecida ao Glória do Santuário. A missa será celebrada por Dom Raimundo Possidônio. Em seguida, a programação musical fica por conta da banda Fruta Quente. “É um momento festivo pra gente e que tem a participação de padres de diferentes paróquias. É uma satisfação louvar Nossa Senhora Aparecida”, comenta Denise Dias.