FESTA DA CHIQUITA

Show, debates e filmes abrem agenda da Festa da Chiquita

Antecipando a 47ª edição da Festa da Chiquita, o mais tradicional evento da programação cultural paralela ao Círio de Nazaré.

Elói Iglesias apresenta o show “Pagã” 

FOTO: Hugo Tomkiwitz/DIVULGAÇÃO
FOTO: Hugo
Elói Iglesias apresenta o show “Pagã” FOTO: Hugo Tomkiwitz/DIVULGAÇÃO FOTO: Hugo

Antecipando a 47ª edição da Festa da Chiquita, o mais tradicional evento da programação cultural paralela ao Círio de Nazaré, voltada à valorização da diversidade e da cultura LGBTQI+, acontecem nesta quinta-feira, pela primeira vez, os “Diálogos sobre a Chiquita”. Aberto ao público, a partir das 9h, no Teatro Waldemar Henrique, o evento reunirá convidados especiais para refletir sobre a importância da Festa da Chiquita enquanto movimento social, cultural e político, trazendo toda a história e memória dessa manifestação que há 20 anos foi reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-Iphan.

Este é só o primeiro evento que dá a partida para a Chiquita 2024. Também nesta quinta, mas à noite, uma agenda dupla se divide entre a Sala Dira Paes, na Fumbel, e o Teatro Waldemar Henrique. Às 19h, na Sala Vicente Salles do Memorial dos Povos, ocorre a primeira edição do Cine Chiquita, que vai exibir o longa documental “As Filhas da Chiquita” (2006), assinado pela diretora Priscila Brasil, além dos curtas “Não Recomendado” e “Verônica não Deita” (2013), resultado de oficina de prática cinematográfica. As exibições serão seguidas de performance drag e palestra com os realizadores Priscila Brasil e Carlos Henrique.

Às 20h, será a vez do cantor, compositor e performer Elói Iglesias, um dos idealizadores e coordenador da Festa da Chiquita, subir ao palco do Waldemar Henrique para apresentar o show “Pagã”. Ícone da comunidade LGBT, Elói busca, com esse show, ressignificar o conceito de “pagã”, afastando-o da ideia de profano imposto historicamente. Através de música, performance e expressão, o artista convida o público a celebrar a diversidade, a liberdade, o amor, o cuidado e a proteção. Com participação especial de Antônio de Oliveira, o show é, na definição dos realizadores, “um manifesto de orgulho e autoafirmação e um convite para a Festa”.

DE OLHO

l Diálogos sobre a Chiquita

Quando: Hoje, às 9h.

Onde: Teatro Waldemar Henrique (Praça da República – Campina)

Quanto: Gratuito.

l Cine Chiquita

Quando: Hoje, às 19h.

Onde: Sala Vicente Salles (Memorial dos Povos – Av. Gov. José Malcher, entre Dr. Moraes e Tiradentes – Nazaré)

Quanto: Gratuito.