CÍRIO 2024

FOTOS: Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita o Ver-o-Peso

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré está na manhã desta quarta-feira, 10, no Ver-o-Peso, principal cartão postal de Belém, para abençoar os trabalhadores do espaço.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré está na manhã desta quarta-feira, 10, no Ver-o-Peso, principal cartão postal de Belém, para abençoar os trabalhadores do espaço. Foto: Trayce Mello
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré está na manhã desta quarta-feira, 10, no Ver-o-Peso, principal cartão postal de Belém, para abençoar os trabalhadores do espaço. Foto: Trayce Mello

Na manhã desta quinta-feira (10), por volta das 6h, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré fez uma visita ao Complexo do Ver-o-Peso. Essa tradição, que se repete pelo 11º ano consecutivo, integra as celebrações da 232ª edição do Círio de Nazaré e é esperada com grande expectativa pelos feirantes desse que é considerado a maior feira ao ar livre da América Latina.

A concentração teve início na Praça do Relógio, começando com uma missa às margens da Baía do Guajará. Dom Paulo Andreolli, bispo auxiliar de Belém, foi o escolhido para celebrar a missa. Em seguida, ocorreu uma caminhada que percorreu todos os setores do complexo, incluindo a Feira do Açaí, o Mercado de Peixe, o Mercado do Ver-o-Peso e o Mercado de Carne. Os feirantes se emocionaram com o momento tão próximo de Nossa Senhora.

Mário Lima, presidente do Instituto Ver-o-Peso, expressa sua alegria em receber a visita da imagem.

“Para nós, essa é sempre uma ocasião especial, um momento singular a cada ano. Trazer Nossa Senhora para um lugar como este, tão disputado no quesito comércio, onde milhares de pessoas buscam o seu sustento, é algo que nos enche de gratidão. Agradecemos a Nossa Senhora, que continuamente estende sua proteção a este local, permitindo que todos trabalhem com dignidade, conquistando seu dinheiro e levando o seu ganha pão para suas famílias. Aproximadamente 5 mil trabalhadores atuam aqui. O Ver-o-Peso opera 24 horas e abrange cerca de 35 setores, sendo responsável por aproximadamente 30% da economia da nossa cidade”, comentou.

Fernando Souza, presidente do Sindicato dos Peixeiros de Belém, fala de sua satisfação pela visita.

“Este é um momento especial para nós. Esperamos durante o ano todo pela presença dela aqui, tão perto de nós, porque trabalhamos ao longo do ano com a esperança de receber suas bênçãos. Nossa homenagem, que fazemos anualmente, é o resultado desse esforço e é uma maneira de expressar nossos agradecimentos. Quando ela nos visita, essa ocasião se torna única e realmente sublime para nós”, relata.

A feirante Simone Abreu diz que este momento é extremamente significativo. “Todo ano, ela vem nos abençoar aqui na feira, trazendo bênçãos a todos nós que trabalhamos durante todo o ano. É algo realmente maravilhoso; todos os feirantes ficam radiantes quando ela passa, abençoando a todos. O Círio é a coisa mais bela que Belém possui, depois do Natal. Para nós, feirantes, isso é muito gratificante e tem um grande significado em nossas vidas. Trabalho com maniva e vendo durante o ano inteiro, mas neste ano a movimentação está ainda maior. Há muitos turistas, eles ficam maravilhados com tudo o que veem”, afirma.

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita o Ver-o-Peso. Foto: Celso Rodrigues