SAÚDE

Reforce a hidratação nas romarias do Círio

Nutricionista orienta sobre a alimentação mais recomendada para os devotos que vão participar das romarias do Círio. Uma das principais é beber água ao longo do dia

Beber água evita problemas como insolação e desidratação corporal, sobretudo em situações com grande esforço físico e gasto calórico FOTO: NEY MARCONDES/Arquivo
Beber água evita problemas como insolação e desidratação corporal, sobretudo em situações com grande esforço físico e gasto calórico FOTO: NEY MARCONDES/Arquivo

Os próximos dias serão de uma verdadeira maratona para devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Nas diferentes romarias, muita gente segue a pé, o que exige uma atenção especial com a saúde em relação ao calor.

O nutricionista especialista em nutrição clínica, Fernando Leite, reforça que romarias como as do Círio podem ser consideradas uma maratona, devido ao grande esforço físico e ao gasto calórico.

“É algo que exige bastante do corpo pela quantidade de atividade física realizada”, destaca. Fernando ressalta ainda que a nossa região é quente e úmida, “o que pode gerar maior desidratação do corpo em meio a tanto esforço físico, como é o Círio”.

A principal recomendação para os promesseiros que precisam enfrentar o calor na corda do Círio ou os peregrinos que caminham longas distâncias é beber água. A orientação é ir tomando o líquido ao longo do dia, evitando consumir grandes quantidades de uma única vez. “Isso evita problemas como insolação e desidratação corporal”, diz o nutricionista.

Para enfrentar o momento que exige tanto do corpo, como no Círio, o nutricionista indica que o devoto consuma normalmente o café da manhã, que pode ser pão, ovo e café, sem exageros, para evitar má digestão ou desconforto gástrico.

Para os peregrinos que percorrem a pé quilômetros do interior até chegar na capital paraense, além da ingestão de água necessária para a hidratação do corpo, o conselho é realizar pequenos lanches e refeições ao longo de todo o percurso. “É importante, por exemplo, o peregrino levar frutas, sanduíches naturais e isotônicos. São alimentos que não vão pesar no corpo e vão fornecer energia para o percurso”.

Um outro alerta também é sobre as refeições consumidas no almoço do Círio, em especial a maniçoba. “Apesar de ser muito saboroso e querido, este é um prato rico em gordura e sódio e que exige muita energia do corpo para realizar a digestão. Logo, após peregrinar por muitos quilômetros ou ir na corda, nada de exagerar no prato. O consumo com moderação é fundamental”, explica Fernando Leite.

Tempo

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para a sexta-feira (11) e o sábado (12), há previsão de nebulosidade em áreas isoladas em Belém e Região Metropolitana, com sol e altas temperaturas podendo chegar a 36 graus. Já o dia do Círio, domingo (13) vai ser marcado por tempo ensolarado ao longo do dia, com temperaturas também beirando os 36 graus, sem previsão de chuva.