PEREGRINAÇÃO

Rota de Romeiros garante segurança viária até a Basílica de Nazaré

São 25 placas de advertência a partir do núcleo urbano de Abaetetuba, passando pela Alça Viária e Rodovia BR-316.

A sinalização segue o padrão de placas de trânsito de advertência, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Foto: Divulgação
A sinalização segue o padrão de placas de trânsito de advertência, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Foto: Divulgação

A tradicional peregrinação de romeiros até a Basílica de Santuário de Nazaré, em Belém, vai contar com mais segurança viária neste ano. O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) está implementando medidas de segurança a fim de garantir que a jornada seja tranquila para romeiros, moradores locais e usuários das rodovias que ligam a cidade de Abaetetuba, na Região de Integração Tocantins, à capital paraense: a Alça viária e a BR-316.
“Para garantir a segurança dos peregrinos estamos instalando sinalização específica desde a cidade de Abaetetuba até a BR-316. A sinalização refletiva de Rota de Romeiros vai alertar os condutores sobre os pagadores de promessa que transitam pelas vias”, destacou a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.
A sinalização segue o padrão de placas de trânsito de advertência, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com eptogramas que evidenciam o Círio de Nazaré. Serão 25 placas instaladas desde o núcleo urbano de Abaetetuba, passando pela Alça Viária e pelo trecho da BR-316 entre o KM-18 e KM-01, no sentido a Belém.
“Desenvolvemos esse tipo de sinalização a fim de alertar motoristas da concentração de romeiros de Nazaré ao longo da Alça Viária e da BR-316, que são os trechos de competência do Detran. No ano passado observamos muitos romeiros caminhando nessas vias e entendemos a necessidade de sinalizar para os motoristas, principalmente no período noturno”, explicou o diretor Técnico Operacional do Detran, Bento Gouveia.
Para evitar acidentes, o Detran também sugere aos romeiros que atentem às seguintes recomendações: