ELEIÇÕES 2024

PT, PSOL, PC do B e Eguchi declaram apoio a Igor no 2º turno para prefeito de Belém

PT, PSOL, PC do B e Eguchi declaram apoio a Igor no 2º turno para prefeito de Belém

Eguchi anunciou apoio a Igor no segundo turno. Foto: Jader Paes
Eguchi anunciou apoio a Igor no segundo turno. Foto: Jader Paes

Em um único dia a campanha de Igor Normando (MDB), que finalizou o primeiro turno das Eleições Municipais 2024 em primeiro lugar, no último dia 6 de outubro, e vai participar do segundo turno no dia 27 como candidato a prefeito de Belém, conquistou quatro adesões: além de seu concorrente direto no último dia 6, Everaldo Eguchi (PRTB), os diretórios estaduais e municipais do PT e do PSOL, que também tiveram representantes no pleito, declararam apoio ao emedebista nesta terça, 8 de outubro. O PC do B também decidiu apoiar Igor no segundo turno.

Ainda pela parte da tarde, os diretórios estadual e municipal de Belém do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que tiveram o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, candidato à reeleição, terminando em terceiro lugar na votação de domingo, deliberaram apoio a Normando por meio de um documento divulgado e publicado no perfil do PSOL-PA no Instagram.

“Estamos em um momento crucial, e a escolha que se aproxima vai muito além de uma simples eleição. Trata-se de decidir o futuro que queremos para a nossa cidade e, também, para o nosso país. As forças que teremos que enfrentar agora tentam recuperar espaço no Brasil também através de Belém, e sabemos o que isso significa: retrocesso, violência, desigualdade, exclusão e desrespeito à vida e ao meio ambiente”, informava o texto.

Depois foi a vez dos diretórios do PT de Belém e estadual, que estiveram com Rodrigues na coligação, confirmar  o apoio a Igor, por meio de nota conjunta.

“A polarização do segundo turno das eleições em Belém nos coloca em confronto com um projeto que representa a destruição do ideário de nação iniciado em 2003, a liquidação dos direitos sociais e econômicos da grande maioria da população e o incentivo ao ódio e à intolerância como método de disputa política”, justifica o documento divulgado pelo Partido dos Trabalhadores.

“Reiteramos a necessidade de unificarmos todos os setores democráticos e antifascistas de Belém para defendermos as liberdades democráticas e o povo belenense”, reforça o posicionamento do PT-PA e PT Belém.

Outro partido que declarou apoio a Igor foi o PC do B, já à noite.

“Temos responsabilidade com Belém, a luta em defesa dos valores democráticos, e dos direitos do povo e dos trabalhadores está ameaçada. No segundo turno o PCdoB lutará pelo futuro de Belém, pela democracia, por regularização fundiária e pela politica de habitação popular, fortalecendo o “Minha Casa Minha Vida”. O PCdoB apoia e se dedicará pela vitória de Igor Normando para Prefeito. Igor é uma liderança jovem e com experiência, demonstrou em sua atividade política, desde a sua juventude, no movimento estudantil, compromisso com o povo”, informou o partido, em nota publicada nas suas redes sociais..

Eguchi – que concorreu pela primeira vez em 2020 a prefeito de Belém e foi para o segundo turno, quando teve mais de 364 mil votos, mas não venceu – e Igor anunciaram juntos a parceria para o segundo turno em coletiva de imprensa na noite de ontem, na sede do comitê do MDB.

“Sempre falei que eu não posso deixar divergências políticas e ideológicas acima de Belém. E hoje eu vejo que o melhor projeto para Belém se chama Igor Normando, porque ele tem um projeto real. Ele tem a proximidade com o governo do estado e com o governo federal. Belém vai ser a vitrine do mundo na COO30 e não podemos ter um prefeito que coloque ideologia acima da nossa cidade. Igor é a pessoa mais preparada para ser o próximo prefeito de Belém e nós estamos juntos”, declarou Eguchi.