Na próxima sexta-feira, 11 de outubro, o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) da UFPA será o local da posse da nova gestão que comandará a universidade no quadriênio 2024-2028. A cerimônia de transmissão do cargo de reitor para o professor Gilmar Pereira da Silva está agendada para às 10h e será aberta ao público, respeitando a lotação do espaço.
Gilmar Pereira da Silva, que foi vice-reitor ao lado do atual reitor, Emmanuel Zagury Tourinho, sucederá o cargo. A cerimônia também marcará a nomeação da nova vice-reitora, professora Loiane Verbicaro, e dos demais membros da equipe de gestão.
Professor titular da UFPA, Gilmar é um defensor do caráter multicampi da universidade, que já se estende para diversos municípios do Pará, promovendo uma integração significativa entre a instituição e a sociedade. A UFPA atua em mais de 80 municípios, oferecendo programas de pós-graduação que ajudam na formação de mestres e doutores na região amazônica.
Antes de assumir a reitoria, Gilmar coordenou o Campus Universitário do Tocantins/Cametá e atuou em diversos Programas de Pós-Graduação. Com essa experiência, ele busca fortalecer a política multicampi da UFPA, ampliando as oportunidades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de melhorar a infraestrutura e adotar metodologias inovadoras. “Nossas regiões são complexas, portanto a Universidade Multicampi representa um trabalho ousado”, destacou o novo reitor.