As obras da Nova Tamandaré, um dos legados da realização da COP 30, em novembro de 2025, na capital paraense, seguem avançando dentro do cronograma previsto pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Nesta semana, a quadra localizada entre as travessas Padre Eutíquio e São Pedro começou a receber a base de concreto que vai dar sustentação para a estrutura do parque linear.
“Avançamos para uma etapa importante da obra da Nova Tamandaré, que consiste na concretagem da estrutura que vai receber o parque linear. Essa base de concreto abrange um trecho de 65 metros de extensão. Além dessa atividade, estamos realizando perfuração de solo, cravação de estacas e, também, confeccionando a armação da estrutura no trecho das travessas Monte Alegre e Carlos de Carvalho”, explicou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.
O canal da Avenida Tamandaré tem cerca de 1,4 quilômetro de extensão. Na área, serão executados 2,5 quilômetros de pavimentação asfáltica, recuperação do canal, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização, instalação de passarelas e a construção de uma subestação com cinco comportas para controlar o fluxo das marés no local.
“Daí a importância de fazer uma engenharia correta com funcionalidade, tendo em vista que esse é um local que tem um solo muito mole, então, temos que fazer uma estrutura para arcar com o parque linear. A Nova Tamandaré é uma obra para que as pessoas possam ter um momento de lazer e cultura, mas também tem a questão da sanitariedade de um espaço que sofreu um desgaste natural com o passar do tempo”, completou Ruy Cabral.
A Nova Tamandaré passa por intervenções urbanas executadas pelo governo do Pará para melhorar a mobilidade, o lazer e a urbanização em Belém. O projeto visa integrar o canal à cidade, resgatando a importância da Avenida Tamandaré para a comunidade. Vão ser construídos espaços de convivência, como quiosques, jardins de chuva, áreas contemplativas e para eventos, ciclovias, playground, espaço pet, academia ao ar livre, árvore solar, urbanização da Praça Onze de Junho e a construção da Praça do Terminal, que se integrará ao Novo Terminal Hidroviário da Tamandaré.
Com um efetivo, hoje, de quase 200 funcionários, a obra da Nova Tamandaré está recebendo trabalhos em seis quadras, com serviços de perfuração de solo através de estaca hélice contínua, confecção de blocos estruturais e a recuperação do canal – que está degradado pela falta de manutenção -, o que dará uma maior vida útil ao espaço, garantindo uma melhor vazão das águas.