O governo do Pará assina, nesta terça-feira (8), o documento que oficializa a doação da área para a construção do Novo Santuário de Nazaré, em Belém. Para o andamento da obra, o Estado vai investir R$ 48 milhões. A iniciativa quer garantir o acesso dos fiéis com maior segurança e conforto, estimular o turismo religioso e cultural e movimentar a economia local.
A ata da obra será assinada pelo governador Helder Barbalho; pelo arcebispo da Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira; e por membros da Diretoria da Festa de Nazaré. No ato, haverá o lançamento da Pedra Fundamental do Novo Santuário.
O Novo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré será construído em parte do terreno do estacionamento da Basílica de Nazaré, de frente para a Rua Dom Alberto Ramos e para a Praça Santuário, integrando-se à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Praça Santuário, com o Centro Social, Casa de Plácido, Museu Memória, Estação dos Carros e com o parque.
O projeto – A planta da obra foi apresentada no dia 3 de setembro deste ano, em coletiva de imprensa, com a presença da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan. Serão 10 mil metros quadrados de área construída, incluindo estacionamento para carros e motos no subsolo; térreo com nave para 2.670 lugares, presbitério, capela, sacristia, enfermaria, banheiros, loja, secretaria, salas de padres, lanchonete e recepção; mezanino com nave para 1.700 lugares; 1º pavimento com dois novos museus; 2º pavimento com centro administrativo; 3º pavimento com salão de exposições, estúdio de TV e área de imprensa; torre de três níveis; mirante com cafeteria e terraço com imagem de Nossa Senhora de Nazaré, além de outros espaços.