Um dos momentos mais aguardados do ano está bem próximo de ocorrer na capital paraense: o Círio de número 232, no próximo domingo (13). Em Belém, apesar do clima ter apresentado chuvas pontuais, rápidas e isoladas, ainda se tem a sensação constante de calor intenso na cidade, com dias marcando sensação térmica próxima dos 40 graus.
O meteorologista do Instituto de Meteorologia da Amazônia (Inmet), José Raimundo Abreu de Sousa, explica que para este mês de outubro a previsão do tempo indica condições de poucas chuvas e abaixo do índice pluviométrico previsto para Belém e Região Metropolitana. No dia 1º de outubro foram registrados 12.8 mm de chuvas, no dia seguinte foi contabilizado apenas 1.0 mm.
“A predominância para este mês é de temperaturas com média máxima de 35 graus e mínima de 24 graus, com tempo predominando de forma parcialmente nublado ou nublado”, destacou o meteorologista.
A sensação térmica pode chegar aos 38 graus na capital paraense ao longo dos dias. Dessa forma, durante o mês, o tempo deve continuar com altas temperaturas, com possibilidade de chuvas rápidas e isoladas no final da tarde.
De acordo com José Raimundo, conforme análises de modelos climáticos atmosféricos, ainda não dá para afirmar se outubro será chuvoso. Mas a previsão indica que seja um mês que ocorra menos chuva em cerca de 15% a 20%, comparado com o previsto no índice pluviométrico de 135.8 mm esperado para outubro.
Para a sexta-feira (11) e o sábado (12), há previsão de nebulosidade em áreas isoladas em Belém e Região Metropolitana, com sol e altas temperaturas podendo chegar a 36 graus. “Na cidade pode ter chuva em pontos isolados e de curta duração no final da tarde”. Já o dia do Círio, domingo (13), vai ser marcado por tempo ensolarado ao longo do dia, com temperaturas também beirando os 36 graus, mas sem previsão de chuva. “Será um Círio com muito calor e é importante não se esquecer de tomar água”, recomenda o meteorologista.
José Raimundo explica, ainda, que o Oceano Pacífico Equatorial está com a temperatura das águas superficiais considerada neutra, “o que não favorece a formação de chuvas na nossa região”, sendo as chuvas atualmente que ocorrem na cidade serem derivadas de efeitos convectivos. Ou seja, formadas a partir de alta temperatura, evaporação vegetal e umidade do ar.