VOTAÇÃO SEGURA

'Operação Eleições 2024' terá auxílio de quase 9 mil agentes no Pará

Ciclo operacional iniciará nesta quinta-feira (3), com o deslocamento de equipes para os municípios do interior e com o reforço de policiamento em torno dos depósitos das urnas eletrônicas.

Ações coordenadas pela Segup, reúnem todos os órgãos do sistema estadual de segurança pública (Sieds) e órgãos parceiros das esferas federal e municipal. Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará
Ações coordenadas pela Segup, reúnem todos os órgãos do sistema estadual de segurança pública (Sieds) e órgãos parceiros das esferas federal e municipal. Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará

O esquema de segurança da “Operação Eleições 2024” ocorrerá nos 144 municípios paraenses e será apresentado nesta quinta-feira (3) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em conjunto com os órgãos de segurança estaduais e municipais.

As ações coordenadas pela Segup reúnem todos os órgãos do sistema estadual de segurança pública (Sieds) e órgãos parceiros das esferas federal e municipal, mobilizando mais de 8,8 mil agentes de segurança pública.

O ciclo operacional iniciará nesta quinta (3), com o deslocamento de equipes para os municípios do interior e com o reforço de policiamento em torno dos depósitos das urnas eletrônicas eleitorais e na escolta delas para os locais de votação.

Durante todo o período do pleito eleitoral, os órgãos também vão monitorar e alimentar o sistema estadual com dados sobre as eventuais ocorrências registradas, os quais também serão enviados para o sistema nacional, por meio do sistema Córtex.

No domingo (6), serão ativados os Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE), em Belém, e os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCRs) em 14 Regiões Integradas de Segurança Pública, onde estarão reunidos representantes de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública Estadual e Municipal, além de órgãos parceiros, entre eles, a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal para o monitoramento das ações planejadas e o acompanhamento de cada movimentação nos municípios em tempo real.

Entre os mais de 8 mil agentes das forças de segurança que integram as ações na Região Metropolitana de Belém e no interior, estão as polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado, Secretaria de Administração Penitenciária, Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, Guardas Municipais de Ananindeua e Marituba, Departamentos de Trânsito Municipais e Polícias Federal e Rodoviária Federal.