Entretenimento

Marambaia dá parabéns a Belém com PeriFesta

No sábado, evento tem Arrastão do Boi Vagalume da Marambaia, pelas ruas do bairro FOTO: DIVULGAÇÃO
No sábado, evento tem Arrastão do Boi Vagalume da Marambaia, pelas ruas do bairro FOTO: DIVULGAÇÃO

Com a proposta de descentralizar as atividades culturais e artísticas na cidade, bem como valorizar a produção artística e cultural do bairro da Marambaia, acontece de hoje, 12, até o dia 14, o PeriFesta Belém.

O evento celebra o aniversário de Belém na Marambaia e é organizada pelo Ecoletivo de Artistas e Produtores Culturais da Marambaia (Ecoama).

“O evento foi pensado como uma forma de fazer uma reflexão sobre a cidade de Belém de forma descentralizada a partir da periferia”, diz o poeta e professor Clei Souza, um dos organizadores da programação, que conta com o apoio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

“Mostrando que a periferia é um celeiro de artistas que precisa ser alimentado e fomentado como instrumento pedagógico para a liberdade e a democracia”, completa.

Abertura

A abertura acontece hoje, 12, às 18h, no mercado do bairro, com o lançamento das inscrições para a “Mostra de Marchinhas da Marambaia” e palestra sobre “Os 100 anos do modernismo Amazônico Periférico”, com Clei Souza.

Já no segundo dia, 13, a partir das 19h, ainda no mercado da Marambaia, tem Cineclube Cinema de Rua, com a exibição de filmes paraenses, além da performance multimídia “O Fado”, com Ana Fabem.

A programação tentou contemplar as diferentes produções de artistas do bairro em diferentes linguagens, como a música, as artes visuais e o teatro, além do audiovisual.

“Além da produção artística, há também a apresentação de pesquisas como a da professora Valda Correia, que fez uma monografia sobre as origens do bairro da Marambaia”, diz Clei Souza.

Ele próprio apresenta sua pesquisa de doutorado, “que mostra a importância da periferia para a construção do Modernismo no Pará, sendo que este ano é muito simbólico porque é o centenário do Modernismo no Pará”, destaca o poeta.

No terceiro e último dia do evento, tem Arrastão do Boi Vagalume da Marambaia, saindo do mercado da Marambaia às 17h, em direção ao canal Água Cristal, entre as passagens Samaritana e 28 de Março.

Chegando lá, haverá a abertura do Sarau do Recomeço, seguida dos shows de Buscapé Blues Band, Maramba Roots, o Coletivo Cidade Tambor e Cuité e os Vagalumes da Marambaia.

Texto: Aline Rodrigues/Repórter do Caderno Você

APROVEITE
PeriFesta Belém
Quando: Hoje, a partir das 19h, e sexta,13, e sábado, 14 de janeiro, em diferentes horários.
Onde: Mercado da Marambaia (Av. Dalva)
Quanto: Gratuito