Notícias

Cidades com até 10 mil pessoas não são obrigadas a ter Portal da Transparência (12/01)

Cidades com até 10 mil pessoas não são obrigadas a ter Portal da Transparência (12/01)

Por Gerson Nogueira e Carol Menezes

Municípios com até 10 mil habitantes não são obrigados a implantar Portal da Transparência. A decisão é da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que manteve sentença negando o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que o município de Rio do Crespo, em Rondônia, implante o Portal da Transparência em seu website. Ao analisar o caso, o relator, desembargador federal Jamil de Jesus Oliveira, destacou que, de acordo com a Lei 12.527/2011, os municípios que têm até 10 mil habitantes, caso de Rio Crespo, não são obrigados a implantar as regras de transparência em seu Portal.

EXCEÇÃO

Com isso, a 6ª Turma do TRF1, por unanimidade, negou provimento à remessa oficial, uma vez que o município se enquadra na exceção prevista na Lei de Acesso à Informação. Criada em 18 de novembro de 2011, a Lei 12.527 assegura a todos os cidadãos o direito de acesso à informação pública, previsto na Constituição. Esta lei estabelece a obrigatoriedade de União, Estados, DF e Municípios divulgarem, independentemente de solicitação, informações de interesse geral ou coletivo, garantindo a confidencialidade prevista no texto legal.

PRESTÍGIO

“Desde a campanha eleitoral, um governador, em especial, está em alta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Se trata de Helder Barbalho, do MDB, governador do Pará”. No portal Metrópoles, o jornalista Ricardo Noblat enaltece o papel de Helder no governo, citando que isso começou ainda na campanha eleitoral. Noblat cita que ele esteve cotado para ser ministro, mas segue governador, comprometendo-se a ajudar. “E ajudou. Foi dele a ideia de reunir os governadores na segunda-feira pós-tragédia nos prédios públicos na Esplanada. Foi o escolhido por Lula para abrir o encontro. E fez um discurso seguro e que agradou ao presidente”.

TIMIDEZ

Teria sido melhor nem se manifestar. Uma nota emitida com atraso pela Câmara Municipal de Santarém, em “repúdio” ao ataque terrorista ocorrido em Brasília domingo, tornou-se alvo de críticas gerais pela timidez de conteúdo. Ao invés de destacar a afrontosa ameaça à democracia, a mensagem assinada pelo vereador Silvio Neto, presidente da Casa, minimiza o ocorrido e não cita a invasão do Congresso e do Palácio do Planalto, referindo-se apenas ao STF. A Câmara também não pede a punição dos criminosos e a identificação dos mandantes.

BALANÇO

Ao longo de 2022, a Agência de Defesa Agropecuária (Adepará) apreendeu mais de 120 toneladas de produtos em situação irregular. As apreensões e inutilização das mercadorias, bem como interdição de abatedouros, aplicação de autos de infração e multas por trânsito de produto sem documentação ocorreram em vários municípios – Belém, Augusto Corrêa, Goianésia, Novo Progresso, Santa Maria do Pará, Irituia, Breu Branco, S. Domingos do Capim e Eldorado dos Carajás.

DEFESA

No total, as ações somaram: 60 toneladas de pescado; 2.16 toneladas de ovos; 60 quilos de aves; 432 kg de queijo; e oito interdições de locais sem registro em serviço de inspeção. Oficializado no dia 14 de setembro de 2020, o Gatto foi criado para combater o abate clandestino e a comercialização de produtos sem inspeção. Além disso, o grupo age para que a produção seja destinada às indústrias registradas no Estado, havendo, assim, o fortalecimento da cadeia produtiva agropecuária e geração de mais emprego e renda.

LINHA DIRETA

O governador Helder Barbalho (MDB) ficou com a incumbência de receber de todos os demais governadores brasileiros as principais demandas de cada Estado que serão apresentadas na próxima reunião junto ao presidente Lula (PT), prevista para o dia 27 deste mês.

A missão foi dada depois de o próprio Helder ter a iniciativa de sugerir ao Fórum Nacional de Governadores a realização da reunião na segunda-feira, 9, com todos os chefes de Estado junto ao presidente da República, em ato de desagravo após os ataques terroristas ocorridos em Brasília (DF).

O MPF voltou a divulgar que é possível pedir sigilo de dados pessoais ao enviar denúncias à instituição sobre os atos criminosos ocorridos no domingo em Brasília (DF), quando terroristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes. As denúncias devem ser feitas no endereço saladocidadao.mpf.mp.br

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que a situação de paralisação parcial nos atendimentos no PSM do Guamá e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Marambaia, Jurunas, Terra Firme e Icoaraci já está sendo resolvida.

Com a abertura do Orçamento de 2023, na terça-feira, 10, os médicos do PSM do Guamá foram pagos nesta quarta-feira, 11. Já os repasses para as Organizações Sociais (OS), que administram as UPAs, estão previstos para a próxima semana.

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna está com as inscrições abertas para três cursos, previstos para maio e junho, voltados à capacitação de profissionais graduados ou em formação para atuação com assistência básica e avançada de vida e cuidados intensivos em cardiologia. Informações sobre vagas, cronograma, turmas e valores de inscrição podem ser adquiridas pelo (91) 4005-2591.