COLUNISTA

Confira os principais destaques do Mauro Bonna na revista Agropará 36

A Agropalma resolveu usar o seu próprio patrimônio verde – 64 mil hectares de mata nativa no Pará – para emitir crédito de carbono e gerar receita

Confira os principais destaques do Mauro Bonna na revista Agropará 36

Carbono
A Agropalma resolveu usar o seu próprio patrimônio verde – 64 mil hectares de mata nativa no Pará – para emitir crédito de carbono e gerar receita. A empresa criou o Projeto Ararajuba, com 50 mil hectares em quatro municípios paraenses, para tal fim. Pretende emitir 350 créditos por ano.

Digital
A Cooperativa Indígena Kayapó de Produtos da Floresta, do sul do Pará, é a primeira a usar a Plataforma Digital da Floresta, iniciativa tecnológica que facilita transações online de produtos e serviços amazônicos.

Açaí
Nazareno Alves, titular do Point do Açaí, é o primeiro presidente da recém-instalada Associação Açaí da Amazônia (Amaçaí). Reúne a cadeia produtiva, focando em oportunidades de negócios.

Queijo
Cecilia Pinheiro, titular do Queijo São Victor, de Salvaterra, foi capa da última edição da revista especializada francesa Profession Fromager.


Cupuaçu
O chocolatier Fábio Sicilia fez testes e investimentos em tecnologia para criar um produto feito da manteiga do cupuaçu, Insignis. O sabor surpreende.

Búfalo
Criar búfalo virou moda Brasil afora. O Pará tem o maior rebanho bubalino do Brasil, com cerca de 650 mil cabeças, sendo que o Marajó concentra 90% desse rebanho.

Café
A maior rede de cafeterias da China Luckin Coffe, via Apex, comprou 120 mil toneladas de café Robusto Amazônico, no valor de 500 milhões de dólares.

Consumo
A distribuição do consumo da carne produzida anualmente no Pará:100 mil toneladas são exportadas, principalmente para a China, 600 mil toneladas abastecem o mercado do Nordeste e 200 mil toneladas, o mercado local. O Pará registra atualmente, 19 indústrias frigoríficas.

Fertilizante
O Governo Federal decidiu ampliar a estrutura de recebimento de fertilizantes nos portos do Arco Norte, entre eles Santarém e Vila do Conde. O PAC contemplou 35 áreas de expansão portuária.
Pecuária
A atividade pecuária está presente nos 144 municípios paraenses. São 110 mil propriedades produtoras cadastradas na Adepará. Agora, o foco, é produzir no sistema de confinamento em busca de qualidade.

Carne
O poderoso Grupo JBS vai inaugurar um novo frigorífico no Pará. Agora em Santa Maria das Barreiras. Já opera em Marabá, Tucumã, Redenção e Santana do Araguaia.

Emprego
Hoje, a indústria da carne no Pará gera 17 mil empregos diretos, fora as atividades acompanhantes, com o couro e biodiesel.

Boi
O Pará é dono do segundo maior rebanho bovino do País, são 26 milhões de cabeças, produzindo anualmente cerca de 900 toneladas de carne.

Bisteca
Os restaurantes dos chefs Paulo Anijar e Ilca Carmo, apresentam com exclusividade a bisteca Fiorentina, com selo de qualidade da carne Brangus, da Fazenda Carioca. Negócio de Altair Burlamaqui, em Castanhal.

Muçarela
Explodiu o consumo. Bastam cinco litros de leite de búfala para fabricar um quilo de muçarela. Com leite de vaca é necessário o dobro.