MERCADO EXTERIOR

Mapa abre 200 novos mercados para o agro brasileiro em 20 meses

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O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atingiu um feito inédito nesta quarta-feira (25), ao abrir 200 novos mercados internacionais em apenas 20 meses. Desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cerca de 60 novos destinos foram adicionados, ampliando a presença do agronegócio brasileiro em todos os continentes.

“Alcançamos a marca de 200 mercados. O Brasil se posiciona como um protagonista global em segurança alimentar, energética e climática”, celebrou o presidente em exercício Geraldo Alckmin.

Aberturas recentes e estratégia de diversificação

As recentes aberturas, como a exportação de embriões para a Rússia e erva-mate para Angola e Coreia do Sul, foram fundamentais para alcançar essa meta. Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, essa conquista reforça a estratégia do governo de diversificar as exportações e fortalecer o comércio exterior, consolidando o Brasil como um dos principais players no setor agropecuário.

O número de mercados abertos atualmente supera o total de 186 aberturas registradas entre 2019 e 2021, que somaram 35, 74 e 77, respectivamente. O recorde deste ano já se aproxima das 239 aberturas alcançadas nos últimos quatro anos da gestão anterior.

Impacto no setor e na economia

“A abertura de novos mercados comprova a competitividade e a confiabilidade do setor produtivo brasileiro, reconhecido em mais de 200 países pela sua qualidade sanitária. Essa expansão internacional impulsiona as exportações, contribuindo para um saldo positivo na balança comercial e gerando empregos e renda no campo”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Neste ano, já foram abertos 122 novos mercados, com recordes mensais estabelecidos na maioria dos meses. Os destaques incluem 26 novas aberturas em junho, 16 em julho e 15 em maio. Até agora, 19 novos mercados foram abertos em outubro, abrangendo 10 destinos.

Diversificação de produtos

As novas aberturas incluem não apenas produtos tradicionais como carnes e soja, mas também uma ampla gama de itens agropecuários, como pescados, sementes, gelatina, colágeno, ovos, produtos de reciclagem animal, noz-pecã, erva-mate, arroz, açaí em pó, café verde, embriões e sêmen.

“Nos últimos 20 meses, temos criado, em média, uma nova oportunidade de comercialização a cada três dias. Esse marco reflete a determinação e o esforço contínuo do ministro Carlos Fávaro e da equipe do Mapa para diversificar nossa pauta exportadora e ampliar as oportunidades para os produtos agrícolas brasileiros no cenário global”, ressaltou Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais.

Esses resultados são fruto da colaboração entre o Mapa e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que trabalham juntos para fortalecer a posição do Brasil no comércio agropecuário internacional.