O sábado da Trasladação, que este ano é no dia 12 de outubro, é um dos momentos mais marcantes das festividades do Círio de Nazaré. Para celebrar com os internautas a tão importante data para a comunidade católica paraense, pelo segundo ano consecutivo o DOL vai transmitir em tempo real e na íntegra toda a procissão da Trasladação. A iniciativa será realizada em parceria com a RBA TV.
O coordenador sênior do DOL, Gustavo Dutra, ressalta que a transmissão do evento ocorrerá no site, no Facebook e no YouTube do DOL e vai iniciar às 17h. A transmissão mostrará desde o começo da missa que antecede a procissão, no Colégio Gentil Bittencourt, até a chegada da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré na Catedral Metropolitana, no bairro da Cidade Velha. Além da transmissão online, também serão realizados flashes ao vivo na programação da RBA TV.
Desta forma, serão mais de seis horas de programação ao vivo. A transmissão será apresentada pelos jornalistas Diego Beckman, do DOL, e Cácia Medeiros, da RBA TV. O repórter Lucas Contente, do DOL, será o responsável na parte de interação com os internautas nas plataformas digitais. Fica a cargo dele a comunicação com o público por meio das mensagens e comentários recebidos pelas redes sociais.
Para realizar a transmissão da “Procissão das Luzes”, neste ano serão 14 câmeras distribuídas ao longo de todo o percurso de 3,7 quilômetros em diversos pontos do trajeto da Trasladação, sendo seis câmeras do DOL e oito do Centro Integrado de Operações (CIOp). Nas ruas, quem vai trazer histórias de fé e devoção é a repórter Lana Oliveira, que vai estar bem perto da procissão e dos devotos que vão tomar as avenidas dos bairros de Nazaré, da Campina e da Cidade Velha.
“Ano passado fizemos a primeira vez este tipo de transmissão. Foi um marco mostrar a Trasladação para o nosso público. O Círio é o Natal dos paraenses, é a alma da nossa cidade e nos sentimos felizes em mostrar a fé dos devotos para os internautas durante a transmissão deste importante momento para os paraenses”, ressalta o coordenador sênior do DOL Gustavo Dutra. No ano passado, a Trasladação levou cerca de 1,5 milhão de pessoas às ruas de Belém, segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O diretor comercial do grupo RBA, Nilton Lobato, ressalta que o DOL, no ano passado, foi o primeiro veículo a fazer a transmissão na íntegra desde a saída da missa no colégio Gentil até a Igreja da Sé, sendo algo inovador na comunicação paraense. “Foi mais uma oportunidade que o DOL levou para os paraenses, para o Brasil e para o mundo. E esse ano vai ser o segundo ano consecutivo. São vários profissionais envolvidos, com estúdio dentro da RBA, com profissionais, tecnologia, equipamentos, todos instalados em várias partes no trajeto inteiro”, destaca.
Neste ano, a transmissão da Trasladação pelo DOL tem oferecimento da Hydro e Popbank.